Instagram vai usar inteligência artificial para identificar conta de crianças e adolescentes no Brasil

Instagram vai usar inteligência artificial para identificar conta de crianças e adolescentes no Brasil

O Instagram anunciou que vai expandir os testes de verificação de idade dos usuários do Brasil. O objetivo é identificar contas de menos de 13 anos, idade mínima exigida para o cadastro na rede social. A medida já ocorre em outros países.

Os usuários que forem identificados como adolescentes, terão as contas privadas por padrão. Além disso, o contato indesejado de adultos e as opções de exibição de anúncios serão limitadas.

O comunicado foi feito pelo Instagram na última quinta-feira, 13. Desde 2019, a rede pede que os novos usuários compartilhem a própria idade para concluir o cadastro na plataforma.

De acordo com a Meta, a medida visa garantir que adolescentes e adultos aproveitem a experiência adequada à própria faixa etária. Além disso, a plataforma firmou parceria com a Yoti, empresa especializada em verificação de idade online e Inteligência Artificial (AI), para garantir a privacidade dos usuários.

Caso menores de idade tentem editar a data de nascimento no Instagram para 18 anos ou mais, a plataforma vai exigir a verificação em várias etapas. São elas:

Upload de documento de identidade

O usuário poderá carregar um documento de identificação oficial como o Registro Geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento será armazenado nos servidores da rede social e excluído após 30 dias.

Selfie de vídeo

Nesta opção, o usuário terá que seguir uma série de instruções na tela. A selfie de vídeo será compartilhada com a Yoti, que fará uma estimativa da idade do usuário com base nas características faciais.

Confirmação de amigos

Já neste procedimento é possível pedir para que amigos em comum confirmem a idade do usuário. No entanto, a pessoa deve ter ao menos 18 anos. Além disso, ela não poderá fazer a confirmação para mais ninguém naquele momento e deve cumprir outras medidas de proteção implementadas pelo Instagram.

*Com informações da CNN Brasil*

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos