Press "Enter" to skip to content

Instagram vai usar inteligência artificial para identificar conta de crianças e adolescentes no Brasil

Última atualização 18/10/2022 | 13:12

O Instagram anunciou que vai expandir os testes de verificação de idade dos usuários do Brasil. O objetivo é identificar contas de menos de 13 anos, idade mínima exigida para o cadastro na rede social. A medida já ocorre em outros países.

Os usuários que forem identificados como adolescentes, terão as contas privadas por padrão. Além disso, o contato indesejado de adultos e as opções de exibição de anúncios serão limitadas.

O comunicado foi feito pelo Instagram na última quinta-feira, 13. Desde 2019, a rede pede que os novos usuários compartilhem a própria idade para concluir o cadastro na plataforma.

De acordo com a Meta, a medida visa garantir que adolescentes e adultos aproveitem a experiência adequada à própria faixa etária. Além disso, a plataforma firmou parceria com a Yoti, empresa especializada em verificação de idade online e Inteligência Artificial (AI), para garantir a privacidade dos usuários.

Caso menores de idade tentem editar a data de nascimento no Instagram para 18 anos ou mais, a plataforma vai exigir a verificação em várias etapas. São elas:

Upload de documento de identidade

O usuário poderá carregar um documento de identificação oficial como o Registro Geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento será armazenado nos servidores da rede social e excluído após 30 dias.

Selfie de vídeo

Nesta opção, o usuário terá que seguir uma série de instruções na tela. A selfie de vídeo será compartilhada com a Yoti, que fará uma estimativa da idade do usuário com base nas características faciais.

Confirmação de amigos

Já neste procedimento é possível pedir para que amigos em comum confirmem a idade do usuário. No entanto, a pessoa deve ter ao menos 18 anos. Além disso, ela não poderá fazer a confirmação para mais ninguém naquele momento e deve cumprir outras medidas de proteção implementadas pelo Instagram.

*Com informações da CNN Brasil*