Instituição para idosos é interditada por insalubridade no Paraná

instituicao-para-idosos-e-interditada-por-insalubridade-no-parana

Vigilância Sanitária interdita três endereços de instituição para idosos por insalubridade e riscos à saúde, no Paraná

Instituição começou a ser investigada após uma idosa cair no fosso de elevador e quebrar o fêmur. Após o ocorrido, antigo endereço foi interditado e idosos foram removidos para três locais que foram fechados na terça-feira (4).

Locais foram interditados pela Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar — Foto: RPC

Três locais que atendiam idosos em Cianorte, no noroeste do Paraná, foram interditados nesta terça-feira (4). Eles abrigavam 28 pessoas que saíram de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), após ela também ser interditada no início do ano.

Conforme a Prefeitura, os endereços ofereciam “situação insalubre” com “riscos iminentes à saúde”.

O caso começou a ser investigado no dia 12 de janeiro, quando uma idosa que estava na ILPI caiu no fosso de um elevador e fraturou o fêmur. No dia seguinte, uma equipe técnica foi até o local para verificar o ocorrido e encontrou “situações alarmantes” que causaram a interdição total, segundo a Prefeitura de Cianorte.

Na época, foi dado o prazo de dez dias para que os idosos fossem removidos para outros imóveis. Contudo, na terça-feira (4), a vigilância recebeu novas reclamações sobre os novos endereços escolhidos.

Durante a vistoria, ficou constatado que os locais também não tinham os requisitos necessários para atender os idosos. Ao todo, foram interditadas duas casas comuns e outro imóvel que já funcionava como um asilo para outra instituição.

Vigilância Sanitária de Cianorte disse que o estabelecimento estava em desacordo com as legislações sanitárias — Foto: RPC

Em nota, a Prefeitura de Cianorte informou que acompanha a ILPI desde 2012 e que não havia licença sanitária e alvará para funcionamento.

A Prefeitura ressaltou que a instituição é particular, com todos os serviços contratados e custeados pelos familiares dos idosos. Não há convênio ou termo de colaboração com o município.

As 28 pessoas, que estavam sendo atendidas pela ILPI estão sendo direcionadas às famílias.

À RPC, a diretora da instituição disse que o prazo dado para o remanejamento dos idosos foi muito curto e que aguardava vagas para conseguir a remoção, principalmente daqueles em vulnerabilidade social, por isso os deslocou para os endereços.

Ela disse ainda que as casas funcionavam como abrigo temporário para apoiar idosos enquanto aguardam vagas. A diretora também negou que os idosos estavam em situação insalubre e expostos a riscos iminentes à saúde.

Instituição de idosos de Cianorte é interditada

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO DE PARANÁ

Veja mais notícias em de Norte e Noroeste.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp