Instituto de Meteorologia emite alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h no Vale do Paraíba: saiba como se proteger

instituto-de-meteorologia-emite-alerta-para-chuvas-intensas-e-ventos-de-ate-60-km2Fh-no-vale-do-paraiba3A-saiba-como-se-proteger

Em semana de calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (DE) faz alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h no Vale e região. Os alertas contemplam ventos intensos e acumulado de chuva de até 50 milímetros por dia.

O alerta emitido pelo (DE) é válido para o Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina, para esta terça-feira (11) e quarta-feira (12). Este aviso ocorre em meio a um cenário de calor, com previsão de temperaturas entre 5ºC e 7ºC acima da média para fevereiro nos próximos dias.

Durante o período do alerta, existe a possibilidade de chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. Além disso, os ventos podem atingir intensidades entre 40 e 60 km/h.

As cidades da região foram classificadas pelo instituto como amarelo no grau de risco, que é o menor na escala de gravidade. Isso indica um perigo potencial em decorrência das condições climáticas adversas.

Considerando esse cenário, há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. O (DE) alerta para que as pessoas evitem se abrigar em locais próximos a árvores e mantenham distância de torres de transmissão e placas de propaganda durante as rajadas de vento.

Além disso, é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Os moradores, principalmente aqueles que residem em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas causados por chuvas, devem ficar atentos. Em casos de emergência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser acionados pelos números 199 e 193, respectivamente.

A população deve ficar atenta às recomendações do (DE) e se preparar para as mudanças bruscas no clima. É importante seguir as orientações de segurança e precaução para evitar possíveis danos decorrentes das condições adversas previstas para os próximos dias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp