Instituto de pesquisas eleitorais é investigado por fraude nos levantamentos

Na manhã desta quarta-feira, 11, o Ministério Público Eleitoral realizou mandato de busca e apreensão na casa do proprietário do Ipop- Cidades e Negócios, por suspeita de que o instituto esteja produzindo pesquisas eleitorais fraudulentas por todo o estado de Goiás.

As investigações conduzidas pelo MP identificaram 349 pesquisas suspeitas produzidas pelo Ipop em 191 dos 246 municípios do estado de Goiás. Este número foi registrado a partir da criação da empresa, em fevereiro deste ano.

O Tribunal Superior Eleitoral avalia que este é o maior número de pesquisas realizadas por um só instituto no país, em 2020. Márcio Rogério Pereira Gomes, dono do Ipop, teve sua casa averiguada em Goiânia, no setor Jardim Atlântico, no contexto da operação desencadeada no dia 5 de novembro, com o nome de “Leão de Neméia”.

A Polícia Civil e o centro de inteligência do MP de Goiás estão atuando juntos. Márcio Rogério teria favorecido candidatos nos resultados dos levantamentos, chegando a criar bairros inexistentes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp