Nova pesquisa realizada pelo Instituto Direct confirma um cenário de acirramento na disputa à Prefeitura de Goiânia, com a consolidação da ascensão do ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil). Mabel aparece com 24,6% das intenções de voto, seguido de perto pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 23,2%. A deputada federal Adriana Accorsi (PT) completa o “pódio político”, na terceira posição, com 16,7%.
Os números foram divulgados na manhã desta segunda-feira (23) pelo Jornal A Redação. Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Fred Rodrigues (PL) aparece em quarto lugar, com 7,8% das intenções de voto. O prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) tem 6,2%, enquanto Matheus Ribeiro (PSDB) e Professor Pantaleão (UP) aparecem com 4,9% e 0,9%, respectivamente. Os votos nulos somam 7,1%, e 8,6% dos entrevistados disseram não saber ou não opinaram. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos porcentuais.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Sandro Mabel também se destaca, com 19,2% das intenções de voto. Vanderlan Cardoso aparece em segundo, com 16,7%, e Adriana Accorsi em terceiro, com 14,8%. Fred Rodrigues soma 6,3%, enquanto Rogério Cruz tem 5,8%. Matheus Ribeiro atinge 3,2% e Professor Pantaleão não pontuou. Votariam em branco ou nulo 5,1%, e 27,1% não souberam ou preferiram não opinar.
O levantamento também mediu a rejeição dos candidatos. Adriana Accorsi lidera neste quesito, com 24,8% de rejeição, seguida pelo prefeito Rogério Cruz, que alcança 22,3%. Sandro Mabel apresenta 9,5% de rejeição, enquanto Vanderlan Cardoso tem 7,9%. Os demais candidatos apresentam índices menores, com Professor Pantaleão em 6,5%, Fred Rodrigues em 5,9% e Matheus Ribeiro em 5,4%. Além disso, 2,9% dos eleitores afirmam rejeitar todos os candidatos, enquanto 12,4% não rejeitam nenhum. A pesquisa também aponta que 2,4% dos entrevistados não souberam ou não opinaram sobre o tema.
Segundo turno
A pesquisa Direct simulou possíveis cenários para o segundo turno. Em um confronto entre Vanderlan Cardoso e Adriana Accorsi, o senador venceria com 38,2% das intenções, enquanto a petista ficaria com 22,4%. Os votos nulos somariam 21,7%, e 17,7% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.
Em um segundo cenário, com Sandro Mabel enfrentando Adriana Accorsi, Mabel venceria com 38,9%, contra 20,6% de Accorsi. Os votos nulos nesse caso alcançariam 23,3%, e 17,2% dos eleitores não souberam ou não opinaram.
Por fim, no confronto entre Vanderlan Cardoso e Sandro Mabel, Vanderlan lidera com 32,9%, enquanto Mabel registra 28,7%. Os votos nulos somam 20,1%, com 18,3% dos entrevistados indecisos.