Instituto Proa oferece cursos profissionalizantes para alunos de escolas públicas no Rio, com mais de 7 mil concluídos e 4 mil no mercado de trabalho.

instituto-proa-oferece-cursos-profissionalizantes-para-alunos-de-escolas-publicas-no-rio2C-com-mais-de-7-mil-concluidos-e-4-mil-no-mercado-de-trabalho

Projeto oferece cursos profissionalizantes para alunos de escolas públicas do Rio

A plataforma Proa já teve 7 mil alunos que concluíram cursos, com pelo menos 4 mil no mercado de trabalho. O Instituto Proa, criado no morro da Igrejinha, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, oferece cursos profissionalizantes para alunos de escolas públicas. Além disso, o projeto também acompanha os alunos durante os primeiros três anos de carreira. Matheus Cauã da Hora, um dos alunos do curso, investiu no curso de programação e hoje colhe os frutos do esforço.

“Eu tinha 6, 7 anos, e usei muito o computador. Quando a minha mãe percebeu que eu estava mais interessado, fiz minha mãe comprar um modem e comecei a usar a internet, no Youtube via vários tutoriais. Comecei a conhecer o design gráfico, o suporte técnico”, diz Matheus, que atua como assistente de tecnologia e está no último ano do curso de análises de sistema na Unisuam. O mercado é muito dinâmico e todo dia tem uma informação nova. Tem que fazer cursos para você estar melhor preparado”, afirmou Guilherme Ribeiro, assistente de gestão financeira.

Para participar do projeto, o candidato precisa ter entre 17 e 22 anos, ter cursado ou estar concluindo o 3º ano do ensino médio em escola pública e ter pelo menos 20 minutos de dedicação diária. “São mais de 10 mil jovens na plataforma”, afirmou a CEO da plataforma Proa, Alini D’al Magro. DE também oferece cursos de estética, gastronomia, turismo, marketing, comunicação, design, administração, economia, recursos humanos, logística e técnico de informática. O estado do Rio foi o 5º do país com mais vagas abertas de empregos formais em outubro, segundo dados do Cadastro de Registro Geral de Empregados (Caged) do governo federal.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp