A utilização da inteligência artificial (IA), no primeiro mês de implantação na Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), resultou em uma redução média de 50% na fila de processos para análise, chegando ao pico de 71,4%. Antes da tecnologia, cerca de 1.400 procedimentos administrativos diários aguardavam parecer de analista. Após a ferramenta, o número caiu para uma média de 700 processos.
Implantada há cerca de 40 dias para uso interno e há um mês para usuários externos, a ferramenta identifica erros comuns, como os ortográficos e divergências de nomes e números nos documentos, mas não os corrige de forma automática. “Cabe ao usuário fazer a alteração sugerida. Se ele optar por ignorar as correções, o processo será retornado com as mesmas exigências a serem feitas”, explica o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.
Essa assistência agilizou a análise da Juceg em duas frentes: na quantidade de erros a serem corrigidos em cada documento e no tempo que cada analista gasta para completar cada análise. Segundo Eliana da Glória Silva Dias, gerente técnica de decisão singular, com menos erros, a produtividade diária dos analistas da autarquia aumentou em 30% e o tempo de espera pela resposta da análise caiu mais da metade.
“No início de abril, a espera para deferimento ou devolução de correção de alguma exigência era de cerca de 48 horas. Hoje, levamos cerca de 15 horas para finalizar a checagem dos dados e responder ao usuário”, explica a gerente. Sobre a fila, ela comemora a redução. “Na última semana, por exemplo, tínhamos cerca de 700 processos na segunda e chegamos à sexta-feira com 400 processos pendentes de análise. Isso ocorreu porque a IA já aponta para o analista onde estão as inconsistências”, diz.
De acordo com Eliana, a ferramenta ainda passa por ajustes, mas já é possível evidenciar o impacto positivo. “Estamos informando erros e sugerindo melhorias para o gestor do programa. Nossa meta é diminuir, ainda mais, a fila de espera nos próximos meses”, ressalta a gerente.
A integração da inteligência artificial aos procedimentos da Juceg faz parte do pacote de ações para desburocratizar o registro mercantil no Estado, iniciado em 2019. Atualmente, todo processo de abertura de empresas é realizado de modo on-line e um novo CNPJ pode ser constituído dentro de até 15 horas.