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Intenção de Consumo das Famílias aumentou 9,7%

Última atualização 19/01/2018 | 00:53

“Apesar da melhora de todos os subíndices, a maior parte das famílias, 56,5% declarou estar com o nível de consumo menor do que no ano passado”

Segundo dados divulgados hoje pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 9,7% em janeiro deste ano quando comparado a janeiro de 2018 chegando a 83,6 pontos. Quando a comparação vem até dezembro de 2017 o crescimento cai para 2,3%.

Esse resultado ainda está abaixo da zona de indiferença que é de 100 pontos e indica uma lenta recuperação do otimismo das famílias. De acordo com a assessora econômica da CNC Juliana Serapio “os consumidores seguem melhorando suas avaliações sobre a economia, mas o nível de endividamento das famílias, principalmente o daquelas com menor poder aquisitivo, leva à cautela nos gastos, atuando como um fator restritivo ao consumo”, destaca.

Os números publicados pela CNC mostram ainda o fato de que o único componente da pesquisa que aparece acima da zona de indiferença é o Emprego Atual, que em janeiro atingiu 109,6 pontos, o maior valor desde julho de 2015. O subíndice teve aumento de 0,3% em relação ao mês anterior e 4% na comparação com 2017.

Já o percentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual é de 33,4% a 33,1% em dezembro. Em relação às perspectivas de mercado de trabalho, houve aumento de 2,2% em relação a dezembro de 2017, embora na comparação anual, tenha havido uma leve redução de 0,1%.

O estudo mostra ainda que o chamado subíndice de Renda Atual chegou ao patamar mais elevado desde março de 2016, com 95,2 pontos. Já o componente Acesso ao Crédito teve aumento de 1,8% na comparação mensal e 14,2% em relação a janeiro de 2017. A CNC ressalta o fato de que “apesar da melhora de todos os subíndices, a maior parte das famílias, 56,5% declarou estar com o nível de consumo menor do que no ano passado”, afirma.

Consumo

Os itens relevantes que se relacionam ao consumo são três: Nível de Consumo Atual, Momento para Duráveis e Perspectiva de Consumo. O destaque principal entre esses componentes foi o item Momento para Duráveis, que apresentou crescimento de 5,4% no comparativo mensal e de 18,4% em relação a janeiro de 2017.

Já o Nível de Consumo Atual, houve aumento de 4,2% em relação ao mês anterior e 13,9% na comparação anual, enquanto o item Perspectivas de Consumo cresceu tanto na comparação mensal 2,2% como na anual 23,1%. Com 81,9 pontos, o componente chega ao maior valor desde maio de 2015.