Chuva faz nível Rio Tietê subir e esconde quedas d’água em ponto turístico de Salto; vídeo
Registro foi feito por moradores após as chuvas que atingiram a região entre quinta (16) e sexta-feira (17). Local também é um dos pontos onde mais acumulam-se resíduos.
A elevação do Rio Tietê ocorreu devido a uma intensa chuva que atingiu a região de Salto (SP) entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17). O grande volume de água provocou mudanças na paisagem do trecho que passa pela cidade. No vídeo, podemos observar que a altura do rio chegou a ocultar as quedas d’água de um ponto turístico do município. Durante períodos chuvosos, esse local tende a acumular uma quantidade significativa de resíduos.
Conforme comunicado enviado pela prefeitura da cidade, a vazão do rio na manhã desta sexta-feira foi de 558 metros cúbicos por segundo no trecho do Rasgão. De acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), a precipitação acumulada na cidade chegou a 12,2 mm nesta sexta-feira.
Os dados mais recentes, obtidos pela Defesa Civil de Salto entre 7h e 10h desta sexta-feira, indicam os trechos de Pirapora, Rasgão e Porto de Góes como áreas impactadas pelo aumento do nível do Rio Tietê.
No início de novembro do ano passado, após um período de chuvas, o Rio Tietê apresentou não apenas um considerável aumento no volume de água, mas também de resíduos em Salto. Em um vídeo gravado por residentes, era possível avistar garrafas de plástico e outros itens descartados em um trecho do rio próximo ao Parque das Lavras.
Conforme a Prefeitura de Salto, nos dias 7 e 8 de novembro de 2024, a vazão do Rio Tietê atingiu 380 metros cúbicos por segundo, superando a média usual de 250 a 300 metros cúbicos por segundo.
Confira mais informações da região no DE Sorocaba e Jundiaí.