Intenso tiroteio no Morro dos Macacos deixa mulher ferida por bala perdida

Morro dos Macacos passa por mais uma noite de intenso tiroteio; mulher é atingida por bala perdida

Durante a troca de tiros, uma mulher foi atingida por uma bala perdida. A vítima foi alvejada nas imediações do Túnel Noel Rosa.

Moradores da região do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, viveram mais uma noite e madrugada de terror. A guerra entre facções rivais — que há pelo menos um ano vem causando intenso confronto na região — assustou mais uma vez quem vive no entorno da favela.

Entre a noite deste domingo (5) e a madrugada de segunda (6), durante a troca de tiros, uma mulher foi atingida por uma bala perdida dentro de casa.

A vítima foi atingida nas imediações do Túnel Noel Rosa. Levada para o Hospital Federal do Andaraí, a mulher foi atendida, medicada e liberada em seguida.

Mais uma vez, bandidos do Morro do São João, no Engenho Novo, tentaram invadir o Morro dos Macacos. Durante um confronto, uma pessoa que filmava a ação registrou uma bala perdida acertando um carro.

Viatura da Polícia Militar em um dos acessos ao Morro dos Macacos — Foto: Reprodução/TV Globo

Na semana passada, no penúltimo dia de 2024, uma festa de debutante foi interrompida por um tiroteio no Morro dos Macacos.

Assustados, convidados se abaixaram para tentar se proteger dos disparos. Idosos e mães com crianças correram em busca de um local seguro.

Uma das funcionárias do bufê contou que um tiro chegou a bater no telhado do local da festa, na Rua Silva Pinto, um dos acessos ao Macacos. Ninguém se feriu.

‘UMA DAS MINHAS FILHAS PODERIA TER MORRIDO’

Um morador do Grajaú, que mora em um prédio no 12º andar, usou as redes sociais para mostrar que neste domingo um tiro de fuzil atingiu a janela do quarto onde as filhas dormem.

Nas imagens, é possível ver que o disparo atingiu a janela, atravessou a esquadrilha de alumínio, bateu em uma das paredes e caiu na cama onde uma das crianças estava.

Ele fez um desabafo: “Mais uma noite escutando tiroteio entre traficantes (fuzil, granada, etc) que disputam a favela no bairro ao lado… um ano disso! A Polícia Civil do Rio disse que não tem nenhuma ocorrência. 23:05, Grajaú,12º andar. Uma das minhas filhas poderia ter morrido. O governador está mais preocupado em ficar cantando e o secretário de segurança ninguém sabe quem é”.

Bala perdida atinge quarto de criança no Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

UM TIROTEIO POR SEMANA

Em 2024, o Morro dos Macacos teve em média mais de um tiroteio por semana entre o Terceiro Comando Puro e Comando Vermelho, que há mais de uma década tenta comandar a favela.

Os constantes tiroteios alteraram a vida dos moradores e comerciantes do entorno da comunidade. No mês passado, a Unidos de Vila Isabel teve ensaios para o Carnaval de 2025 cancelados por falta de segurança.

Também em dezembro, 3 homens foram baleados em um ataque em um dos acessos ao Morro dos Macacos. Um deles morreu antes de chegar ao hospital.

Em agosto, 5 pessoas morreram após um ataque a tiros na Praça Barão de Drumond, conhecida como Praça Sete, nas proximidades do Morro dos Macacos.

De acordo com testemunhas, ocupantes de carros e motos passaram pelo local, onde estava sendo realizado um evento, e atiraram contra um grupo de pessoas que estava no local.

No mesmo mês, um menino de 13 anos e um entregador de farmácia morreram baleados em um ataque de bandidos do Comando Vermelho a uma festa que acontecia no Morro dos Macacos. Os bandidos chegaram em um carro e em uma moto e abriram fogo contra as pessoas.

Luiz Gabriel Costa de Souza e o menino Guilherme, vítimas de ataque de criminosos em Vila Isabel — Foto: Reprodução

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp