Imperador colorado? Como o Inter quase contratou Adriano a pedido de Dunga
Ídolo do Flamengo, rival do Inter na Libertadores, atacante estava sem clube e foi um pedido do técnico Dunga em 2013
Rumores da vinda de Adriano para o Inter geram diferentes opiniões em Porto Alegre [https://s04.video.glbimg.com/x240/2649091.jpg]
São vários os jogadores que vestiram as camisas de Internacional [https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/internacional/] e Flamengo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/] na história, muitos com trajetórias de sucesso. Adriano [https://globoesporte.globo.com/atleta/adriano.html] Imperador, ícone rubro-negro, quase entrou para esta lista. Em 2013, o Inter tentou a contratação e ficou perto de acertar com o atacante [https://ge.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2013/06/inter-e-adriano-imperador-acertam-parte-contratual-e-aguardam-exame.html].
+ O ge está no WhatsApp! Siga o canal ge Inter [https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9hK9D3GJP50G0n2E36]
+ Clique aqui para seguir o ge Flamengo no WhatsApp [https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9WisM9MF8vEfYijF3a]
Foi em junho daquele ano [https://ge.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2013/06/inter-ve-mercado-dificil-e-nome-de-adriano-imperador-entra-na-pauta.html]. À época com 31 anos, Adriano estava sem clube desde março de 2012, quando rescindiu com o Corinthians. O Inter abriu contato pelo jogador a pedido de Dunga, comandante dos gaúchos na ocasião. Curiosamente, o treinador deixou o atacante fora da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Veja mais:
+ Hoje no Fla, Allan fez base no Inter, mas saiu antes de estrear [https://ge.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2025/08/19/hoje-no-flamengo-allan-fez-base-no-inter-e-foi-vendido-ao-liverpool-antes-mesmo-de-virar-profissional.ghtml]
+ Saúl encontra brecha como volante no Flamengo [https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2025/08/19/saul-encontra-brecha-no-time-como-volante-e-aumenta-leque-de-filipe-luis-no-flamengo.ghtml]
O nome dividia opiniões na direção. Giovanni Luigi e Marcelo Medeiros, então presidente e primeiro vice, respectivamente, se mostravam reticentes. Chegou a ocorrer uma reunião no escritório de Medeiros, perto do Beira-Rio, para discutir o tema.
– Havia uma simpatia do Dunga e (Paulo) Paixão (preparador físico) pela vinda dele. Achavam que poderiam recuperá-lo. Fizemos um exame médico que apurou o que todos sabiam, a lesão no tendão de Aquiles. Não passou no teste. Era uma aventura perigosa – conta Medeiros.
Segunda-feira é decisiva para a contratação de Adriano no Inter [https://s02.video.glbimg.com/x240/2651557.jpg]
Além do período de inatividade, o jogador já havia se mostrado fora de forma um ano antes, quando tentou uma terceira passagem justamente pelo Flamengo, e vinha de cirurgia (a segunda) no tendão de Aquiles do pé esquerdo em 2012, um ano depois de grave lesão no Corinthians.
Por conta disso, o Inter enviou Paulo Rabello, então diretor médico, ao Rio de Janeiro para avaliar o atleta. O Imperador demonstrava otimismo com o resultado e a chance de atuar no Beira-Rio [https://ge.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2013/06/adriano-faz-exames-para-defender-o-inter-estou-esperando-uma-ligacao.html].
– Claro que estou animado. Fiz todos os exames que precisava fazer e agora estou esperando uma ligação para viajar a Porto Alegre. Não vejo a hora – afirmou Adriano Imperador à época.
1 de 2 Adriano tentou uma terceira passagem pelo Flamengo em 2012 — Foto: Bernardo Monteiro/ Vipcomm
O preparador físico Paulo Paixão, à época, garantia nos bastidores que poderia recuperar o centroavante. Porém, os exames mostraram que Adriano demoraria para apresentar plenas condições de atuar. Desta forma, o Colorado saiu do negócio [https://ge.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2013/06/inter-se-retira-da-negociacao-por-adriano-imperador-diz-dirigente.html], e o sonho do Imperador no Beira-Rio foi efêmero.
– O Internacional se retira da negociação pelo Adriano – disse Luís César Souto de Moura, então diretor de futebol.
De fato, a carreira do Imperador não durou muito mais tempo. O atacante voltou a jogar apenas em 2014, no Athletico-PR. Porém, deixou o clube após somente quatro aparições. Ainda fez um jogo pelo Miami United, em uma liga equivalente à quarta divisão dos Estados Unidos.
No ano passado, promoveu uma partida de despedida no Maracanã com a camisa do Flamengo, adversário colorado nesta quarta-feira, às 21h30, na volta das oitavas da Conmebol Libertadores.
2 de 2 Aos 42 anos, Adriano se despediu do futebol em partida no Maracanã — Foto: André Durão
Aos 42 anos, Adriano se despediu do futebol em partida no Maracanã — Foto: André Durão