Renato volta a Porto Alegre sob pressão e com a missão de espantar a crise no Fluminense
Apesar do sucesso na Copa do Mundo de Clubes, treinador vem de cinco derrotas consecutivas
Internacional x Fluminense: amanhã, 21h30, ao vivo na Globo
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13797691.jpg]
Internacional x Fluminense: amanhã, 21h30, ao vivo na Globo
A partida entre Fluminense [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/] e Internacional desta
quarta-feira, pelo primeiro jogo das oitavas da Copa do Brasil, marcará o reencontro de Renato Gaúcho com Porto Alegre e o estádio Beira-Rio. Maior ídolo da história do Grêmio, o treinador volta para o estado natal pressionado, precisando vencer para espantar uma possível crise e seguir firme no cargo.
Renato Gaúcho durante São Paulo x Fluminense — Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Após o sucesso na Copa do Mundo de Clubes, em que comandou o Fluminense até a semifinal e terminou como o melhor time fora do continente europeu, Renato vem enfrentando uma sequência delicada. São cinco derrotas consecutivas, contando a eliminação para o Chelsea nos Estados Unidos. Pelo Brasileirão, o Flu foi derrotado por Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
Os resultados fizeram com que os elogios ao bom trabalho dessem lugar para um ambiente mais complicado. O clube vive um momento de pressão interna e também externa, por parte da torcida, por melhores resultados.
Renato deixou o Grêmio no fim de 2024 — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho é apenas o segundo treinador no século XXI a ter uma sequência de pelo menos cinco derrotas pelo Flu. O outro foi Abel Braga, em 2005, que chegou a seis nas últimas partidas daquela temporada – e que custaram o emprego dele.
A marca negativa de seis derrotas consecutivas não aconteceu apenas em 2005. Ela se repetiu recentemente e causou a demissão de outro dos maiores treinadores da história do clube: Fernando Diniz – mas só quatro entram na conta dele.
No ano passado, sob o comando de Diniz, o Flu perdeu quatro partidas no Brasileirão. Demitido, o treinador foi substituído pelo interino Marcão, que ampliou a sequência de derrotas do Tricolor nos dois jogos seguintes. Essa é a pior marca da história do clube dentro de um Campeonato Brasileiro.
Joguei Nos Dois: Rafael Sobis fala sobre relação com o Flu e Inter [https://s02.video.glbimg.com/x240/13797697.jpg]
Renato Gaúcho comandou o Grêmio em quatro ocasiões. Pelo clube, conquistou títulos como o da Copa do Brasil em 2016, Libertadores da América em 2017, Recopa Sul-Americana em 2018, três títulos do Campeonato Gaúcho, em 2018, 2019 e 2020 e da Recopa Gaúcha em 2019.
A quarta passagem de Renato como treinador do Grêmio terminou no fim do ano passado, após um período de dois anos e três meses, com 141 jogos. Foram 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas (57% de aproveitamento). O técnico conquistou dois títulos do Gauchão, além do vice brasileiro em 2023 como outro destaque.
Renato em Grêmio x Inter — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Nesta quarta-feira, para tentar aliviar a pressão no Fluminense, Renato terá pelo frente o maior rival da carreira: o Internacional. Em 32 Gre-Nais como técnico, ele soma 12 vitórias, 12 empates e 8 derrotas. Somente Telêmaco Frazão, com 17 vitórias, venceu mais o clássico que Renato.