O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva divulgou nesta segunda, 07, um vídeo em que lê uma carta aberta aos brasileiros. Nela, o petista afirma que o governo de Jair Bolsonaro “converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa” e subordinou o Brasil aos Estados Unidos “de maneira humilhante”.
Lula afirmou, ainda, que “as eleições de 2018 jogaram o Brasil em um pesadelo que parece não ter fim”. “Nessa empreitada árdua, mas essencial, eu me coloco à disposição do povo brasileiro, especialmente dos trabalhadores e dos excluídos”, completou o ex-presidente.
Após o discurso, nas redes sociais foi levantada, por internautas, a tag “LulaVoltaPraCadeia”. Diversos brasileiros se manifestaram contra a carta lida por Lula e afirmaram acreditar que se trata de uma “pré-campanha”. Um usuário do Twitter escreveu que “bastou Lula insinuar sua candidatura presidencial em 2022, para a reação das redes sociais ser imediata”.
Por outro lado, apoiadores do ex-presidente saíram em defesa dele. O senador Humberto Costa escreveu, também no Twitter, que “as palavras de Lula, sempre certeiras, enchem o coração do povo de esperança. Vivemos o pior momento da história do nosso país, com um governo que banalizou a morte, ignorou os mais pobres e retira direitos todos os dias. Temos muito a construir, vamos juntos”.