INTERPOL aciona Polícia Militar de Goiás para ajudar em crime de rapto de bebê

A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) foi acionada pela Polícia Federal e via INTERPOL, Organização Internacional de Polícia Criminal, para ajudar na divulgação do rapto de uma bebe de um mês de vida. Samanta Sayda Huanca Ayala foi sequestrada por uma mulher na cidade de La Paz, Bolívia, no dia 8 de setembro de 2020.

Segundo informações, compartilhadas pela INTERPOL, oriundas das autoridades policiais bolivianas, a mulher e a mão do bebe estavam juntas no momento do sequestro. A mulher suspeita, convidou a mãe da criança para comerem juntas, aproveitando momento de distração da mãe, a suspeita entrou, com a bebe, em um veiculo veículo preto, na Rua América, bairro Villa Fátima, na capital boliviana. A mulher não foi localizada desde esse dia.

De acordo com divulgação feita pela Polícia Nacional da Bolívia, a suspeita de ter raptado a criança é uma mulher na faixa de 40 a 45 anos de idade, estatura mediana (entre 1,50m a 1,55m), cabelos brancos e marcas de cicatriz na mão esquerda. Características do momento em que a pequena Samanta foi sequestrada também foram divulgadas. A bebe usava um chapéu de lã verde, casaco vermelho, meias de lã azul e verde e um cachecol rosa.

Informações podem ser repassadas para o Representante Regional da Interpol em Goiás pelo número (62)-32409678, ou via email [email protected]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp