Sob risco de ‘colapso,’ Vinhedo decreta intervenção na Santa Casa por 180 dias
Administração defende que medida visa restabelecer serviços e solucionar a crise financeira e administrativa. Unidade é a principal referência hospitalar do SUS na cidade.
A Prefeitura de Vinhedo (SP) publicou decreto nesta quinta-feira (26) que determina a intervenção administrativa da Santa Casa por 180 dias, podendo ser prorrogada por mais seis meses. A medida, segundo a administração, visa restabelecer serviços e solucionar a crise financeira e administrativa diante do “iminente colapso” do atendimento.
A Santa Casa de Vinhedo é a principal unidade de atendimento hospitalar do Serviço Único de Saúde (SUS) da cidade.
No decreto, a prefeitura destaca que mesmo com reajuste dos repasses, a entidade apresenta déficit, e que a medida fundamenta-se na necessidade de garantir a prestação contínua, regular e adequada dos serviços públicos de saúde à população.
QUAL O OBJETIVO?
O texto do decreto enfatiza que a intervenção tem as seguintes finalidades:
1. reordenar, reorganizar e restabelecer os serviços de saúde pública;
2. solucionar a crise administrativa e financeira que compromete as atividades assistenciais e sanar os problemas internos da instituição;
3. assegurar o cumprimento das obrigações legais;
4. assegurar o cumprimento das obrigações contratuais assumidas;
5. restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro da entidade, prevenindo sua desestruturação;
6. promover a reestruturação funcional da pessoa jurídica, com vistas à manutenção, continuidade e melhoria da qualidade dos serviços prestados; e
7. apurar, de forma criteriosa e rigorosa, as responsabilidades pela situação de colapso institucional, com o consequente encaminhamento do relatório final de intervenção às autoridades competentes, para adoção das medidas cabíveis, sem prejuízo das providências administrativas de competência do Poder Executivo.
A vice-prefeita, Cris Mazon, foi nomeada responsável pela intervenção. Veja o decreto na íntegra.
VÍDEOS: SAIBA TUDO SOBRE CAMPINAS E REGIÃO
50 vídeos
Veja mais notícias da região no DE DE.