Intolerância: homem mata idoso católico em hospital porque ele estava rezando

David Hernández-García era um católico latino de 82 anos que morava que Lancaster, subúrbio de Los Angeles, na Califórnia. Ele tinha contraído Covid-19 e estava se tratando no hospital local (Antelope Valley), dividindo o quarto com outro paciente, Jesse Martinez.

No dia 17 de dezembro de 2020, por volta das 9h45, Jesse Martinez “ficou chateado quando o idoso começou a rezar. Em seguida, atingiu a vítima com um cilindro de oxigênio”, segundo relata a polícia do Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles. Após os golpes, o senhor de 82 anos “sucumbiu aos ferimentos e foi declarado morto em 18 de dezembro de 2020, por volta das 10h20”, diz o relatório dos agentes do condado.

De acordo com o site “ACI Digital”, o porta-voz do Departamento do Xerife, tenente Brandon Dean, contou que Martinez foi segurado por funcionários do hospital até a chegada da polícia e, em seguida, foi preso.

Os autos da prisão indicam que o criminoso foi detido no Centro Correcional Twin Towers, onde a fiança custa 1 milhão de dólares. Se condenado, ele pode pegar até 28 anos de prisão.

Imagem: AFP

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp