Vídeo: Intuitive Machines lança nova missão para pouso na Lua
A expectativa é de que a missão robótica IM-2, da Intuitive Machines, faça a tentativa de pouso na Lua na próxima quinta-feira (6/3)
A empresa norte-americana Intuitive Machines lançou, nessa quarta-feira (26/2), sua segunda missão em direção à Lua. O módulo Athena (apelidado de Addie) foi a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, que decolou do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida.
A Intuitive Machines fez história ao ser a primeira empresa privada a enviar um robô para o satélite natural e espera repetir o feito com sucesso. A previsão é de que a missão espacial entre na órbita da Lua para fazer uma tentativa de pouso na próxima quinta-feira (6/3), em uma área próxima ao polo sul lunar.
A Intuitive Machines espera realizar um pouso mais preciso desta vez. Na última tentativa, feita em 15 de fevereiro de 2024, o módulo Odysseus tombou ao tocar a superfície lunar pouco mais de uma semana depois.
O módulo Athena carrega instrumentos científicos, como uma broca para buscar gelo lunar, um drone saltitante para explorar terrenos difíceis, além de um pequeno robô para testar a comunicação via rede celular fornecida pela Nokia Bell Labs.
A missão faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), uma colaboração público-privada que visa estimular missões de empresas particulares para a redução de custos.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!