Uma “invasão” de escorpiões tem preocupado os moradores de um condomínio na Vila Amorim, localizado em Suzano. No decorrer de um dia, foram capturados 18 aracnídeos no quarto andar de um dos edifícios, sinalizando uma situação alarmante para os residentes. As visitas indesejadas tiveram início em fevereiro, quando cinco filhotes foram encontrados no local, aumentando a apreensão dos habitantes. A comunidade solicita a limpeza de um terreno adjacente aos prédios, de onde os animais estariam emergindo. De acordo com a Prefeitura, o terreno pertence a um particular que será autuado e notificado.
José Pedro Souza, síndico de 35 anos, relata ter se deparado com escorpiões sobre um muro e ter realizado a aplicação de veneno no local. No entanto, as chuvas removeram o veneno, resultando no surgimento de mais escorpiões. Em um incidente recente, em 26 de março, 18 escorpiões foram encontrados no quarto andar, causando preocupação entre os moradores. Mesmo após comunicar a situação à Prefeitura, nenhuma providência efetiva foi tomada, forçando Nunes a utilizar uma lanterna UV todas as noites para capturar os animais e aplicar o veneno.
No ano de 2021, o mesmo condomínio passou por problemas similares com escorpiões peçonhentos, culminando no ataque a um zelador por um escorpião. A presença desses aracnídeos na vizinhança levou os moradores a redobrarem os cuidados, como no caso de Jessica Lemos, uma auxiliar administrativa de 29 anos, que instaurou medidas de proteção em sua residência. Da mesma forma, Jessica Parizotto, de 33 anos, tomou precauções para resguardar seus dois filhos menores. Ambas reforçaram a segurança em casa e evitam locais compartilhados no condomínio.
A Prefeitura de Suzano informou que a Divisão de Controle de Zoonoses está monitorando a situação e recomendou a manutenção da limpeza residencial, a fim de evitar acúmulo de entulhos e lixo, juntamente com a utilização de barreiras físicas. Em caso de detecção de animais peçonhentos, os moradores devem contatar a divisão ou a Ouvidoria Municipal. Até o momento, não houve registros de acidentes com escorpiões na cidade no corrente ano. O Departamento de Fiscalização de Posturas identificou a natureza particular do terreno vizinho, garantindo que o proprietário será alvo de autuação e notificação.