Press "Enter" to skip to content

Inverno começa nesta terça-feira, 21; veja como será estação em Goiás

Última atualização 21/06/2022 | 09:40

O inverno de 2022 começou às 6h13 desta terça-feira, 21, e vai até 22 de setembro. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), será uma estação típica, com poucas chuvas e chances de temperaturas mais baixas até julho. No entanto, o frio não chega a ser tão forte quanto o que os goianos enfrentaram na terceira semana de maio.

De acordo com o Centro, o inverno brasileiro sofrerá influência do La Niña, que costuma facilitar a chegada de frentes frias e de chuva. No entanto, em Goiás, ele não muda significativamente o que já se espera do inverno: temperaturas mais baixas entre junho e julho, calor em agosto e setembro, além de pouca chuva e baixa umidade relativa do ar.

Especificamente na virada de junho para julho, é esperada uma queda nas temperaturas, por conta de uma massa de ar polar. Ao longo dos dois meses, são esperadas temperaturas mais amenas, principalmente de manhã e no fim da tarde, algo típico do inverno goiano. “Não será naquela intensidade grande, como vimos mês passado. Mas dá uma esfriada, especialmente no Sul e Sudoeste goianos. Em geral, as temperaturas podem chegar a 10ºC.”, afirma o presidente do Cimehgo, André Amorim.

As temperaturas voltam a subir em agosto e setembro, em pleno inverno. “A princípio, aguardamos temperaturas bem elevadas. As máximas podem chegar a 34ºC. Em Aragarças ou Porangatu, por exemplo, as máximas chegam a 38ºC ou 40ºC”, explica Amorim.

As poucas chuvas e a baixa umidade relativa do ar, já esperadas nesta estação, se confirmam também em 2022. “Hoje [terça-feira, 21] a umidade em Goiás está nos 25%. Em agosto e setembro, pode chegar a 10% ou menos. Teremos pouca chuva, como já é de costume”, conclui Amorim.