A Polícia Civil está investigando a suspeita de envenenamento que resultou na morte de pelo menos 10 cães e gatos no município de Selbach, no Rio Grande do Sul. Sete cães e três gatos foram encontrados sem vida, gerando comoção e revolta entre os moradores locais. A prefeitura de Selbach identificou sinais de intoxicação nos animais recolhidos e encaminhou-os para exames periciais a fim de confirmar a causa das mortes.
O inquérito foi aberto após o registro de um boletim de ocorrência na segunda-feira (02). Relatos sobre os animais mortos começaram a surgir a partir do dia 25 de janeiro e aumentaram ao longo da semana, com novos casos se repetindo. Tanto animais de rua quanto animais de estimação de tutores foram vítimas do envenenamento, com um deles sendo encontrado enterrado dentro de um saco plástico.
Ativistas e protetores de animais expressaram tristeza com o ocorrido e cobraram respostas da polícia. O envenenamento de animais é considerado crime no Brasil, com pena que pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais. A polícia está em busca dos responsáveis pela morte dos animais.
A Polícia Civil de Selbach reforça a importância da denúncia de casos de envenenamento de animais, visando combater essa prática criminosa. A população é incentivada a colaborar com as investigações e a não se calar diante de situações de maus-tratos aos animais. Através de canais como o WhatsApp do DE RS, é possível comunicar casos suspeitos e auxiliar na proteção dos animais.
O envenenamento de animais é uma violência que deve ser repudiada e combatida em todas as esferas da sociedade. É necessário promover a conscientização sobre a importância do respeito aos animais e da punição para aqueles que cometem atos de crueldade. Com a união de esforços entre instituições e cidadãos, é possível construir um ambiente mais seguro e acolhedor para os animais em nossa sociedade.




