Investigação do MP revela transferências suspeitas em contratos da Prefeitura de Pouso Alegre, MG: detalhes no documento do Ministério Público

Documento detalha transferências entre investigados por suspeita de fraude e
dispensa de licitação na Prefeitura de Pouso Alegre, MG

Investigações do Ministério Público indicam apuração de superfaturamento e
sobrepreço em contratos públicos. A Operação Segunda Demão, realizada em
outubro deste ano, traz à tona revelações sobre possíveis irregularidades na Prefeitura de Pouso Alegre, MG, conforme detalhes apresentados no documento do Ministério Público.

Os documentos revelam novas informações acerca de uma operação que investiga a suspeita de contratação direta ilegal e fraude em contrato público no município em questão. A ação aconteceu no mês de outubro e está sob escrutínio das autoridades competentes.

O documento acessível ao público expõe detalhes da investigação, incluindo transferências monetárias entre as empresas investigadas e pessoas associadas a elas. A apuração do Ministério Público sugere que a empresa responsável pelos projetos de engenharia civil na prefeitura possa ter incluído valores exorbitantes e quantidades desnecessárias nos editais de licitação.

Três contratos estão no cerne da investigação, abrangendo a manutenção predial nas Secretarias de Saúde e Educação, a reforma do Casarão dos Junqueiras, e a construção de um muro na escola Irmão Dino Girardelli. Em relação à reforma do Casarão, o Ministério Público recomendou a suspensão do contrato à prefeitura.

As transferências realizadas, que somam mais de R$ 1,2 milhão, levantam questionamentos sobre a legalidade das transações financeiras. O documento expõe alguns casos específicos, como repasses para uma empresa vinculada a investigadas, bem como transferências para o marido de uma das envolvidas no mesmo dia da assinatura do contrato da reforma do Casarão dos Junqueiras.

O documento ainda demanda esclarecimentos de uma concessionária de veículos sobre a venda de um automóvel para uma das empresas sob investigação. Além disso, pede à Secretaria de Saúde a planta baixa de unidades do município objetivando obter mais informações relevantes para a investigação em curso.

A Prefeitura de Pouso Alegre se manifestou por meio de nota, enfatizando a colaboração com as autoridades e a realização de uma investigação interna para apurar possíveis irregularidades. A postura adotada pela administração municipal busca garantir a transparência e a lisura nos processos em vigor. A afiliada do Diário do Estado procurou contato com as empresas envolvidas, no entanto, até o momento, não obteve retorno.

Para saber mais sobre as notícias locais da região Sul de Minas, acesse o Diário do Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motorista cochila ao volante e veículo capota na MG-050 em Divinópolis: condutor é socorrido. Acompanhe as últimas notícias do Diário do Estado!

Motorista cochila ao volante e carro capota na MG-050, em Divinópolis

Segundo o Diário do Estado, o acidente aconteceu no km 130 da rodovia. Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados e prestaram atendimento ao condutor do veículo; ele foi levado para atendimento médico.

Um motorista de 33 anos ficou ferido após cochilar ao volante e o veículo capotar no km 130 da MG-050, em Divinópolis, na manhã desta quarta-feira (25). O veículo foi parar fora da pista. As informações foram divulgadas pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Equipe do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram atendimento ao motorista. Ele, que apresentava suspeita de fratura e escoriações, foi levado para unidade hospitalar.

Ainda conforme o Diário do Estado, durante o registro do acidente, foi constatado que o condutor do carro não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nem Permissão para Dirigir (PPD). No entanto, como ele ficou hospitalizado, não foi possível realizar a prisão, informou a polícia.

O veículo foi removido por falta de um responsável no local.

Não deixe de seguir o Diário do Estado no Instagram, Facebook e X para ficar por dentro de mais notícias da região Centro-Oeste de Minas.

Se você quer saber mais sobre a região Centro-Oeste de Minas, confira os 50 vídeos disponíveis sobre o assunto.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp