Investigação do MPT sobre morte de trabalhadores em Tanque de Caminhão-Pipa

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está investigando a morte de dois trabalhadores, Ednaldo de Jesus Xavier, de 46 anos, e José Ginaldo da Cruz, de 45 anos, que caíram em um tanque de um caminhão-pipa durante a limpeza de sangue de boi na cidade de Teodoro Sampaio, na Bahia. O acidente ocorreu enquanto os trabalhadores estavam na área de uma fábrica, e após inalarem o odor do veículo, passaram mal. Apesar dos esforços do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ambos não resistiram.

A investigação está sendo conduzida pela delegacia de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia. Além do MPT, a Polícia Civil e a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia estão envolvidas no caso para apurar as circunstâncias do acidente. O caso foi registrado como acidental na Delegacia Territorial de Santo Amaro, e guias para remoção dos corpos e realização de perícia foram expedidas no mesmo dia das mortes dos trabalhadores.

As autoridades aguardam os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e as oitivas realizadas para esclarecer completamente o ocorrido. A investigação está em andamento para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho, visando prevenir futuros acidentes dessa natureza. A importância de se garantir condições de trabalho seguras e adequadas é fundamental para a preservação da vida dos trabalhadores.

O MPT reforça a importância da prevenção de acidentes de trabalho e da necessidade de fiscalização rigorosa para garantir a segurança dos trabalhadores em seus ambientes laborais. A ocorrência desses acidentes lamentáveis reforça a importância do cumprimento das normas de segurança e do investimento em medidas preventivas para evitar tragédias como essa. A sociedade como um todo deve se mobilizar em prol de ambientes de trabalho seguros e saudáveis para todos. Estaremos atentos às atualizações e desdobramentos desse caso para garantir que a justiça seja feita.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp