Os Estados Unidos estão investigando a divulgação de um vídeo em que Trump aparece beijando os pés de Musk, feito com inteligência artificial e transmitido em órgãos do governo. Autoridades dos EUA estão investigando a exibição do vídeo dentro da sede de um departamento governamental dos EUA, onde Donald Trump é visto beijando os pés de Elon Musk, um de seus principais aliados e secretário do Departamento de Eficiência Governamental.
O vídeo foi rapidamente transmitido nas telas do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD) dos EUA na segunda-feira, de acordo com informações do The New York Times. A inscrição “Vida longa ao verdadeiro rei” aparecia junto às imagens, fazendo referência a uma mensagem de Trump postada na plataforma Truth Social em celebração à rejeição do governo ao plano de taxas de congestionamento de Nova York.
No mesmo dia em que o vídeo foi exibido, Musk estabeleceu um prazo para os funcionários públicos do governo federal reportarem suas realizações de trabalho em um e-mail. A decisão não foi bem recebida por várias agências federais dos Estados Unidos, e Trump afirmou no dia seguinte que os funcionários deveriam ignorar o e-mail até segunda ordem.
Em resposta ao vídeo, o Comitê Democrata de Serviços Financeiros da Câmara publicou que “nem todos os heróis usam capas”. O caso continua sendo investigado pelas autoridades dos EUA, onde a divulgação do vídeo gerou polêmica. A relação entre Trump e Musk tem sido tema frequente de discussão, com notícias sobre cobranças de postura e demissões em agências governamentais sendo divulgadas.
A repercussão do vídeo e as atitudes de Musk em relação aos funcionários públicos tornaram-se assuntos de interesse público nos últimos dias. A investigação em andamento deve esclarecer os detalhes da divulgação do vídeo e suas consequências. É importante ressaltar que a divulgação de imagens feitas com inteligência artificial levanta questões éticas e de segurança que precisam ser consideradas.