Investigações da PF sobre desvios de emendas alcançam PL, União Brasil, PSB e PDT

998d530ac1e13ccf0e8ef341fab5ab91

A Polícia Federal tem intensificado suas operações contra desvios de emendas parlamentares, atingindo partidos como PL, União Brasil e PDT. Essas investigações revelam esquemas complexos de corrupção, onde intermediários cobram comissões sobre os valores repassados a instituições públicas.

Recentemente, uma operação destacou-se por apurar desvios no Hospital Ana Nery, no Rio Grande do Sul, onde 6% dos recursos foram desviados. O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a operação, destacando a existência de ‘consistentes indícios de desvios de recursos públicos’.

A investigação envolve um contrato que previa o pagamento de 6% das emendas captadas, mas a PF suspeita que isso era apenas uma fachada para lavar dinheiro. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e afastamento de funcionários públicos.

O deputado Afonso Motta, cujo chefe de gabinete foi afastado, negou envolvimento no esquema. As investigações continuam para determinar se outros parlamentares estão envolvidos.

A PF também encontrou R$ 160 mil em dinheiro vivo durante as buscas.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp