Investimento bilionário: Porto de Santos terá canal ampliado em leilão neste ano

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Porto de Santos terá canal ampliado e investimento bilionário; leilão será neste
ano

Concessão prevê R$ 6,45 bilhões em investimentos e ampliação do calado de 15
para até 17 metros no maior porto do país.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou o começo do
processo de licitação do canal de acesso ao Porto de Santos
[DE], no litoral de São Paulo.
O projeto tem previsão de investimentos de R$ 6,45 bilhões — o leilão deverá ser
realizado ainda neste ano.

De acordo com o Ministério de Portos (MPor), o ato autorizando a abertura do
processo de concessão foi enviado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(Antaq) na sexta-feira (4), para a realização da consulta e audiência pública.

Costa Filho afirmou, em nota enviada pelo ministério, que o projeto ampliará a
eficiência e a capacidade de operação portuária, permitindo o acesso de navios
ainda maiores ao Porto de Santos, além de uma operação mais sustentável.

A empresa que vencer a licitação será responsável por executar e manter as obras
de dragagem do canal de acesso, ampliando gradualmente o calado de 15 para até
17 metros de profundidade. Também caberá à concessionária garantir a segurança
da navegação, operar e conservar as áreas concedidas, além de realizar os
investimentos necessários para garantir a eficiência, sustentabilidade e
continuidade dos serviços ao longo do contrato.

O MPor informou que o leilão do canal de acesso do Porto de Santos deverá seguir
o modelo definido para o canal do Porto de Paranaguá, que já foi aprovado pelo
Tribunal de Contas da União (TCU). Os valores previstos no projeto se referem a
investimentos e custos operacionais das atividades.

A expectativa do MPor, segundo o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, é de
que a modelagem atraia investidores e gere competição nos leilões. Além de
Santos e Paranaguá, também estão previstos leilões dos canais dos portos de
Itajaí, da Bahia e do Rio Grande.

“Com a dragagem do canal, vamos elevar a capacidade do porto para receber navios
de maior porte e ampliar a movimentação de cargas”, afirmou Ávila, em nota do
ministério.

PORTO DE SANTOS

O Porto de Santos recebe, em média, 4,5 mil navios por ano, com destaque para a
movimentação de granéis sólidos, entre eles soja, açúcar e milho. Com base em
cálculos, cada centímetro a mais no calado do canal de acesso corresponde a um
aumento de 60 toneladas de carga no porão do navio.

De acordo com o MPor, além de ampliar o acesso a navios de grande porte, a
concessão impulsionará também o desenvolvimento da região, com reflexos
positivos na economia local e nacional, e geração de emprego e renda.

Considerado o maior porto brasileiro em valores de cargas movimentadas, o Porto
de Santos é responsável por cerca de 25% do comércio exterior brasileiro. No ano
passado, a movimentação foi de 138,7 milhões de toneladas.

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