IPCA registra alta de 0,39% em novembro e atinge 4,87% em 12 meses

A inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou uma desaceleração em novembro, registrando alta de 0,39% em comparação com o mês anterior, no qual havia sido de 0,56%. Em novembro de 2023, o IPCA havia sido de 0,28%. Os dados foram divulgados recentemente e surpreenderam ao superar as expectativas de analistas econômicos. A variação positiva no índice foi impulsionada, principalmente, pelos aumentos nos preços dos combustíveis e da energia elétrica.

A variação do IPCA em 12 meses chegou a 4,87%, ultrapassando o teto da meta inflacionária estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 4,5%. Esse acumulado indica uma pressão inflacionária contínua sobre a economia brasileira, principalmente devido ao aumento de custos em diversos setores. Os impactos da inflação podem ser percebidos no dia a dia dos consumidores, que enfrentam preços mais altos em produtos e serviços essenciais.

O aumento nos preços dos alimentos também contribuiu para o resultado do IPCA em novembro, refletindo pressões sazonais e uma conjuntura econômica desafiadora. Além disso, o setor de serviços também apresentou elevações, influenciando diretamente o índice de inflação. Diante desse cenário, o Banco Central tem como desafio principal controlar a escalada inflacionária sem prejudicar o crescimento econômico do país.

É importante ressaltar que a alta na inflação pode impactar não apenas o poder de compra dos brasileiros, mas também as decisões de investidores e empresários. Com um cenário de incertezas e desafios, é fundamental que as políticas econômicas adotadas pelo governo busquem encontrar um equilíbrio entre o controle da inflação e o estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Graciele e Zezé Di Camargo: Clara nasce no Natal em momento emocionante

Graciele e Zezé Di Camargo não acreditaram que Clara iria nascer no Natal: ‘Nosso maior e melhor presente’

Ela divulgou nas redes sociais como foi o momento em que as contrações começaram até a sua ida ao hospital.

Filha de Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda nasce no dia do Natal — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cantor Zezé Di Camargo e a esposa dele, Graciele Lacerda, não acreditaram que Clara iria nascer no dia do Natal. Ela divulgou nas redes sociais como foi o momento em que as contrações começaram até a sua ida ao hospital.

> “Nosso maior e melhor presente”, disse Graciele nas redes sociais.

A médica pediatra Lilian Zaboto divulgou nas redes sociais que Clara Camargo nasceu na última quarta-feira (25), em São Paulo. A médica compartilhou a sala preparada para receber Clara. Nela, havia fotos dos pais e recados escritos à mão: “Bem-vinda, Clara. A mamãe te ama” e “Clara, o papai te espera ansioso”.

Graciele e Zezé passaram o Natal na casa da cantora Wanessa Camargo, filha de Zezé. Durante a ceia, a família Camargo fez uma brincadeira simulando que a bolsa de Graciele havia estourado. O post alcançou mais de 31 milhões de visualizações. Por volta das 4h, Wanessa postou um vídeo no hospital contando que esperava a chegada da pequena Clara (veja o vídeo abaixo).

Wanessa faz vídeo para contar que esperava a chegada da irmã Clara Camargo

Nas redes sociais, o casal contou que Clara chegou antes da data prevista, mas no “tempo perfeito de Deus”.

“Para nós, é certamente o presente que o Pai Celestial enviou para nossas vidas. Hoje o choro é de alegria e gratidão a Deus! Clara chegou para iluminar nossas vidas!”, disseram.

GRACIELE E ZEZÉ

Juntos há mais de 10 anos, Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda tentavam engravidar há pelo menos cinco anos, segundo a assessoria do sertanejo. Zezé, que tem 62 anos, agora é pai de quatro filhos: Camilla, Igor, Wanessa e Clara Camargo.

“Após seis tentativas de FIV – Fertilização in Vitro -, muitas lágrimas e lutas, hoje o choro é de alegria e gratidão a Deus! Clara chegou para iluminar nossas vidas”, disse o casal.

O casal anunciou a gravidez no início de julho. Em agosto, eles fizeram a revelação do sexo da bebê e se casaram de surpresa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp