Ipec: em três meses, Lula tem aprovação maior do que Bolsonaro

Em nova pesquisa Ipec divulgada neste domingo, 19, o presidente Lula aparece com uma aprovação maior do que o antecessor Bolsonaro. De acordo com o levantamento, cerca de 41% da população considera o atual governo ótimo ou bom, enquanto 30% avalia como regular e 24%, como ruim ou péssimo. Como base de comparação, Bolsonaro teve 34% de aprovação, com 34% considerando a administração como regular e 24% como ruim ou péssima.

Os dados de Lula na pesquisa Ipec

A pessoa que teve a maior aprovação na presidência foi Dilma Rousseff, com 56% no primeiro mandato. Por outro lado, ela também foi quem teve o menor índice de aprovação, de apenas 12% no primeiro mandato. Lula, por sua vez, conseguiu 51% e 49% de aprovação nas suas duas primeiras administrações, e agora 41% na terceira, até aqui.

Neste terceiro mandato, Lula tem 53% de aprovação no Nordeste, 50% entre aqueles com renda de até um salário mínimo, 47% entre os que estudaram até o Ensino Fundamental e 45% com os católicos.

O Norte e o Centro-Oeste, com 31% cada, são as regiões que mais desaprovam o atual governo Lula. O presidente também é menos popular entre quem tem renda acima de cinco salários mínimos (36%), evangélicos (32%) e quem estudou até o Ensino Superior (29%).

Além disso, 47% dos brasileiros discordam totalmente ou em parte de que o país vive “risco de comunismo”, enquanto 44% concordam e 6% não quiseram ou não souberam responder.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp