Última atualização 11/09/2023 | 15:13
A última parcela e a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023, para veículos com placa final 1 licenciados no estado, vencem nesta segunda-feira ,11/9.
O alerta e da Secretaria da Economia de Goiás, que ainda adverte que na terça-feira ,12/9, será o prazo limite para proprietários de automóveis com final 2 quitarem o tributo deste ano em dia.
Em Goiás, 246,7 mil veículos estão nessa situação. Vale lembrar que os condutores inadimplentes perdem os descontos oferecidos pelo Governo de Goiás sobre o valor do IPVA de automóveis 1.0 e motocicletas de até 125 cilindradas.
IPVA
O calendário nos próximos dias também inclui as datas de pagamento da penúltima parcela para os finais 3 ,13/9, 4 ,14/9, 5 ,15/9, 6 ,18/9, 7 ,9/9, 8 ,20/9, 9 ,21/9, e 0 ,22/9. Neste ano, o Governo de Goiás ofereceu aos proprietários a opção de parcelar o imposto em nove vezes, no caso dos finais 1 e 2, e em dez parcelas, para finais 3 a 0.
Os boletos do imposto até a data-limite para pagamento podem ser emitidos pelo próprio contribuinte no site do Detran Goiás e pelo aplicativo Detran GO ON.
Quem precisa quitar o imposto deve emitir a cota única, que contém o saldo restante incluindo parcelas anteriores que não tenham sido pagas. O calendário completo está disponível no site da Economia.
ASSISTENTE VIRTUAL
Para facilitar o acesso do contribuinte às informações sobre o IPVA, a Secretaria da Economia lançou em setembro a Alice, assistente virtual no WhatsApp que traz mais informações sobre os serviços do IPVA disponibilizados no site da Economia, como:
- Pagamento
- Compra e venda de veículo
- Processos tributários/dívida ativa
- Benefícios fiscais e desconto da Nota Fiscal Goiana
Para conversar com a Alice, basta enviar mensagem de WhatsApp para o número (62) 99427-9777.
Outra opção é o boleto que pode ser acessado por meio do aplicativo Detran GO ON, disponível para Android e IOS, ou no site do Detran.
Conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima. Nesse caso, a legislação prevê multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário e remoção do veículo para o pátio do Detran.