IPVA 2025 Rio de Janeiro: Emita sua guia e confira os prazos de pagamento

O IPVA 2025 no estado do Rio de Janeiro já pode ser emitido a partir desta quarta-feira. A guia de arrecadação pode ser obtida através do site desenvolvido pela Secretaria Estadual de Fazenda, onde o valor médio do imposto será o mesmo que em 2024. Os proprietários de veículos devem acessar a plataforma para gerar o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) do IPVA. Para isso, é necessário informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O pagamento do IPVA 2025 poderá ser realizado através do Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras nos bancos parceiros da Fazenda Estadual, como Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB. De acordo com informações da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, o valor médio do imposto permanecerá o mesmo do ano anterior. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), houve uma redução média de 0,48% nos valores de mercado dos veículos usados no cálculo do IPVA, comparando os anos de 2024 e 2025.

A pesquisa apontou que as categorias de automóveis e camionetas, bem como utilitários, tiveram quedas de 1,84% e 3,39%, respectivamente, na comparação entre os dois anos. Os vencimentos do IPVA 2025 terão início em 21 de janeiro, e os contribuintes terão a opção de pagar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou dividido em três parcelas. A tabela de pagamento do IPVA 2025 no Rio de Janeiro pode ser consultada no site da Secretaria Estadual de Fazenda.É importante ficar atento aos prazos e formas de pagamento para evitar possíveis multas e pendências fiscais. Além disso, ao contribuir com o pagamento do IPVA, os recursos arrecadados são revertidos em melhorias para a infraestrutura e serviços públicos do estado. Não deixe de emitir sua guia e cumprir com essa obrigação fiscal dentro do prazo estabelecido para manter sua regularidade como proprietário de veículo no Rio de Janeiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia Civil RJ prende autor de roubo de carga com 10 mil munições no Rio

A DE Civil do RJ prendeu na madrugada deste domingo (12) um dos autores do roubo de uma carga com 10 mil munições de diferentes calibres, em abril do ano passado, na Pavuna, na Zona Norte do Rio. De acordo com as investigações, o material foi levado para o Complexo do Alemão, favela dominada pelo Comando Vermelho (CV).

Jorge Lucas Moreira Cortez, de 31 anos, foi preso em um bar no Parque Analândia, em Duque de Caxias. Ele é investigado em 8 inquéritos da polícia por organização criminosa, roubo de cargas, tráfico de drogas e outros crimes. Em maio do ano passado, 6 pessoas haviam sido presas e apontadas como integrantes da quadrilha do roubo ao galpão da transportadora.

Vítimas relataram em depoimento que, no dia do crime, os bandidos portavam pistolas, fuzis e granadas e agiam com extrema violência. Alguns dos criminosos estavam usando tornozeleira eletrônica. O roubo das munições foi realizado em 14 de abril na Pavuna, na Zona Norte do Rio. Armados com fuzis, os ladrões sequestraram uma van com funcionários que seguiam para o galpão e, com informações privilegiadas, renderam os vigilantes e acessaram uma sala-cofre onde estavam armazenados os cerca de 10 mil projéteis.

Toda a carga foi levada para o Complexo do Alemão, também sob influência do CV. Os criminosos também interceptavam caminhões na Rodovia Washington Luís (BR-040), na altura da Reduc, em Duque de Caxias, e descarregavam os itens no Jardim Gramacho, no mesmo município. A ação criminosa foi filmada e as autoridades conseguiram identificar os responsáveis pelo roubo. Com a prisão de Jorge Lucas Moreira Cortez, parte da quadrilha responsável pelo crime foi desarticulada e a polícia continua trabalhando para capturar os demais envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp