O IPVA 2025 no estado do Rio de Janeiro já pode ser emitido a partir desta quarta-feira. A guia de arrecadação pode ser obtida através do site desenvolvido pela Secretaria Estadual de Fazenda, onde o valor médio do imposto será o mesmo que em 2024. Os proprietários de veículos devem acessar a plataforma para gerar o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) do IPVA. Para isso, é necessário informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
O pagamento do IPVA 2025 poderá ser realizado através do Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras nos bancos parceiros da Fazenda Estadual, como Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB. De acordo com informações da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, o valor médio do imposto permanecerá o mesmo do ano anterior. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), houve uma redução média de 0,48% nos valores de mercado dos veículos usados no cálculo do IPVA, comparando os anos de 2024 e 2025.
A pesquisa apontou que as categorias de automóveis e camionetas, bem como utilitários, tiveram quedas de 1,84% e 3,39%, respectivamente, na comparação entre os dois anos. Os vencimentos do IPVA 2025 terão início em 21 de janeiro, e os contribuintes terão a opção de pagar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou dividido em três parcelas. A tabela de pagamento do IPVA 2025 no Rio de Janeiro pode ser consultada no site da Secretaria Estadual de Fazenda.É importante ficar atento aos prazos e formas de pagamento para evitar possíveis multas e pendências fiscais. Além disso, ao contribuir com o pagamento do IPVA, os recursos arrecadados são revertidos em melhorias para a infraestrutura e serviços públicos do estado. Não deixe de emitir sua guia e cumprir com essa obrigação fiscal dentro do prazo estabelecido para manter sua regularidade como proprietário de veículo no Rio de Janeiro.