IPVA 2025 RS: Calendário de Pagamento com Descontos de até 28,13%

O imposto mais temido pelos proprietários de veículos está chegando: o IPVA 2025, e o governo do Rio Grande do Sul anunciou o calendário de pagamento que começa nesta quarta-feira (11). Existem algumas opções para quitar o valor total de forma antecipada ou parcelada em até seis vezes. Aqueles que optarem por não antecipar o pagamento ou parcelamento terão até o dia 30 de abril para regularizar seu imposto.

Uma boa notícia para os motoristas é que não haverá mais escalonamento do vencimento pelo final da placa do veículo, o que facilita a organização financeira para muitos proprietários. Além disso, quem escolher pagar antecipadamente e tiver direito aos descontos do programa Bom Cidadão ou Bom Motorista poderá obter um valor reduzido do imposto. Os descontos são de até 15% para o Bom Cidadão e de até 5% para o Bom Motorista.

Os valores do IPVA 2025 podem ser consultados online através do site oficial do IPVA ou no aplicativo disponível no Google Play e na App Store. As alíquotas incidentes sobre o valor dos veículos permanecem as mesmas, sendo 3% para automóveis e caminhonetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis para locação.

É importante ressaltar que quem realizar a quitação do tributo até o dia 30 deste mês poderá ter uma redução de até 28,1% no valor. Para pessoa jurídica, o desconto máximo é de 10,16%. Já os motoristas que não anteciparem o pagamento terão até o dia 30 de abril para regularizarem a situação do IPVA.

Outro ponto relevante são os descontos oferecidos para antecipação, que podem chegar a até 28,13% para pessoa física. Além disso, há descontos para quem é considerado Bom Motorista, com porcentagens de 15%, 10% e 5% dependendo do período sem multas. Já o desconto do Bom Cidadão é destinado aos contribuintes inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, com descontos variando de 1% a 5% dependendo da quantidade de notas fiscais emitidas.

Para quem optar por parcelar o pagamento do imposto, é necessário fazer a adesão até 31 de janeiro de 2025. As parcelas que vencem nos primeiros meses do ano terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente. É possível realizar o pagamento via Pix, inserindo os dados solicitados corretamente. Além disso, há diversos bancos conveniados para facilitar esse processo, como Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp