IPVA de 1,1 milhão de veículos vence nos próximos dias em Goiás

IPVA de 1,1 milhão de veículos vence nos próximos dias em Goiás

Termina neste mês de outubro o prazo para proprietários de 1.164.727 veículos licenciados em Goiás quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023. Para o final de placa 3, o vencimento será na próxima segunda-feira (9/10). O calendário de pagamento do valor total do tributo e do licenciamento anual (CRLV) será até 20 de outubro para os outros finais, conforme a sequência de datas-limite divulgada pelo Governo de Goiás: final 4 (10/10); 5 (11/10); 6 (16/10); 7 (17/10); 8 (18/10); 9 (19/10) e 0 (20/10).

O calendário completo está disponível no site da Secretaria da Economia (economia.go.gov.br). Os donos de veículos que escolheram dividir o tributo em dez vezes também devem seguir as mesmas datas para quitar o parcelamento. Tanto os contribuintes que optaram pela cota única quanto os que parcelaram o imposto precisam acessar o site do Detran-GO (goias.gov.br/detran) e emitir apenas a cota única, que contém o saldo devedor.

Conforme explica o gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, os valores arrecadados são destinados ao caixa do Estado “e utilizados de acordo com o orçamento e planejamento de políticas públicas do Executivo”. Há também repartição de 50% com o município de licenciamento.

Após o vencimento

Os donos de veículos com final de placa 1 e 2 tiveram até setembro para quitar o imposto em dia. Para pagamento após a data de vencimento, se o IPVA não estiver mais disponível no site do Detran, basta acessar o site da Secretaria da Economia (economia.go.gov.br), acessar o link IPVA, clicar em Débitos, informar a placa e o Renavam e emitir o Documento de Arrecadação.

Além de pagar juros e multa, o contribuinte inadimplente perde o direito a benefícios concedidos pelo governo estadual, como o desconto de até 10% para inscritos no Programa Nota Fiscal Goiana e a redução de 50% para automóvel 1.0.

Quem tiver dúvidas sobre o IPVA pode acessar a seção de Perguntas e Respostas do site da Secretaria da Economia ou acionar a assistente virtual do IPVA, a Alice, no WhatsApp. Basta iniciar uma conversa com o número 62 99427-9777. A Alice traz mais informações sobre serviços do IPVA, como pagamento, compra e venda de veículos, processos tributários e dívida ativa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos