Press "Enter" to skip to content

IPVA de veículos com finais de placa 3, 4 e 5 vence nesta semana

Última atualização 08/10/2023 | 15:27

A Secretaria da Economia alerta o contribuinte sobre o fim do prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 e do licenciamento anual (CRLV). Nesta segunda-feira, 09, vence a cota única do tributo para veículos com final de placa 3. Quem optou por dividir o valor em dez vezes também deve quitar a última parcela até a mesma data.

  • Final de placa 4: vencimento será na terça-feira (10/10);
  • Final de placa 5: vencimento em 11/10;
  • Final de placa 6: vencimento em 16/10;
  • Final de placa 7: vencimento em 17/10;
  • Final de placa 8: vencimento em 18/10;
  • Final de placa 9: vencimento em 19/10;
  • Final de placa 0: vencimento em 20/10.

Ao todo, 1,1 milhão de veículos têm o tributo a vencer nesse período no estado.

Alerta

O Governo de Goiás reforça que não envia o boleto de pagamento diretamente ao contribuinte e também não recebe pagamento via Pix. Até a data de vencimento, o próprio cidadão deve emitir a guia da cota única no site do Detran-GO ou no aplicativo Detran GO ON.

Passado esse prazo, se o débito não estiver mais no site do Detran, basta acessar o link IPVA no site da Secretaria da Economia, clicar em Débitos e informar a placa e o Renavam para fazer o download do Documento de Arrecadação.

Os contribuintes que possuem veículos com os finais 1 e 2 tiveram até setembro para concluir o pagamento em dia, conforme o calendário disponibilizado no site da Secretaria da Economia.

Benefícios

Para o pagamento do IPVA feito em dia, o Governo de Goiás concede entre 5% e 10% de desconto a consumidores inscritos no Programa Nota Fiscal Goiana e redução de 50% no imposto para veículos com potência de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cilindradas sem multas de trânsito no ano anterior.

A legislação prevê ainda casos em que há isenção de IPVA. Entre os exemplos de veículos isentos estão aqueles com 15 anos ou mais de uso; destinados ao uso de pessoa com deficiência; táxi ou mototáxi; ônibus ou micro-ônibus destinados ao serviço de transporte de passageiro de turismo e escolar, desde que atendam aos requisitos previstos na lei. Também são isentos veículos novos adquiridos em revendedoras localizadas em Goiás.