A Receita Federal liberou a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025. Essa modalidade permite aos contribuintes agilizar o preenchimento, reduzindo erros e facilitando a revisão dos dados. Ela é alimentada com informações da Receita, baseadas em dados do ano anterior e informes de rendimentos enviados por fontes pagadoras, como empresas e o INSS.
A declaração pré-preenchida traz informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos, além de dívidas e ônus reais, carregadas automaticamente, sem necessidade de digitação. Contudo, é responsabilidade do contribuinte verificar a correção dos dados, realizando as alterações, inclusões e exclusões necessárias.
Como utilizar a declaração pré-preenchida
Para usar a declaração pré-preenchida, é necessário ter uma conta GOV.BR nos níveis prata ou ouro. A expectativa é que cerca de 57% das declarações sejam feitas por essa modalidade, que foi utilizada por 41% dos contribuintes em 2024. A Receita prioriza a restituição para quem opta por essa modalidade e escolhe receber a restituição via Pix.
A declaração pode ser acessada em todas as plataformas, incluindo o programa do Imposto de Renda 2025 no computador, o aplicativo Meu Imposto de Renda e a plataforma e-CAC. Para acessá-la, instale o programa, faça login com a conta GOV.BR, selecione a aba “Nova” e inicie a declaração a partir da pré-preenchida.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e vai até 30 de maio. A Receita recomenda que os contribuintes tenham toda a documentação em mãos para comparação com os dados da pré-preenchida.