Irapuan toma posse hoje na Secretaria de Segurança Pública

O ex-governador Irapuan Costa Júnior assume hoje, em solenidade que acontece às 14 horas no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a Secretaria de Segurança Pública, em substituição a Ricardo Balestreri, que agora é secretário-chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos do Governo de Goiás.
Filho de policial, já foi prefeito de Anápolis e governador de Goiás, senador, deputado federal, deputado estadual e presidente da Celg. Irapuan Costa Júnior contou que só aceitou o convite para ser o novo SSP em respeito ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador José Eliton.  “É um sentimento de dever para com meu estado, para que Goiás não vire um Rio de Janeiro e para que o Brasil não siga o caminho da Venezuela”.
O novo secretário disse que vai aproximar dos policiais, ter um bom diálogo com as forças policiais e trabalhar para que o policial seja motivado. No início da noite, Irapuan participa, já como secretário, da troca de comando da Polícia Militar, na sede da Academia da PM, no Setor Leste Universitário. O coronel Divino Alves de Oliveira passa o comando-geral da PM ao coronel Sílvio Vasconcelos Nunes.
A solenidade de posse do delegado-geral da Polícia Civil, André Fernandes, que entra no lugar do delegado Álvaro Cássio dos Santos, não havia sido definida até o início da noite de ontem. Irapuan Costa Júnior disse que a troca de comando é comum na PM e que a substituição do comando da PC se dá porque o delegado Álvaro Cássio pretende se candidatar na próxima eleição.
O novo SSP já aprovou também os nomes dos coronéis Ricardo Rocha e Ricardo Mendes para assumirem, respectivamente, os cargos de subcomandante-geral da PM e o Comando do Policiamento da Capital.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp