O ex-governador Irapuan Costa Júnior assume hoje, em solenidade que acontece às 14 horas no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a Secretaria de Segurança Pública, em substituição a Ricardo Balestreri, que agora é secretário-chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos do Governo de Goiás.
Filho de policial, já foi prefeito de Anápolis e governador de Goiás, senador, deputado federal, deputado estadual e presidente da Celg. Irapuan Costa Júnior contou que só aceitou o convite para ser o novo SSP em respeito ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador José Eliton. “É um sentimento de dever para com meu estado, para que Goiás não vire um Rio de Janeiro e para que o Brasil não siga o caminho da Venezuela”.
O novo secretário disse que vai aproximar dos policiais, ter um bom diálogo com as forças policiais e trabalhar para que o policial seja motivado. No início da noite, Irapuan participa, já como secretário, da troca de comando da Polícia Militar, na sede da Academia da PM, no Setor Leste Universitário. O coronel Divino Alves de Oliveira passa o comando-geral da PM ao coronel Sílvio Vasconcelos Nunes.
A solenidade de posse do delegado-geral da Polícia Civil, André Fernandes, que entra no lugar do delegado Álvaro Cássio dos Santos, não havia sido definida até o início da noite de ontem. Irapuan Costa Júnior disse que a troca de comando é comum na PM e que a substituição do comando da PC se dá porque o delegado Álvaro Cássio pretende se candidatar na próxima eleição.
O novo SSP já aprovou também os nomes dos coronéis Ricardo Rocha e Ricardo Mendes para assumirem, respectivamente, os cargos de subcomandante-geral da PM e o Comando do Policiamento da Capital.