O ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás Iris Rezende Machado, de 87 anos, faz uma bateria de exames na tarde desta segunda-feira no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para descobrir qual é a bactéria que ataca os pulmões do político e se existe medicação para acabar com ela.
Iris está internado deste o dia 6 de agosto, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Em Goiânia, passou por uma cirurgia no Instituto Neurológico, onde se recuperava bem do procedimento, mas no dia 16 de agosto sofreu uma convulsão, arritmia cardíaca e acabou intubado na UTI da unidade hospitalar. Chegou a melhorar e ir para o quarto, mas dia 31 de agosto voltou para a UTI e acabou sendo transferido para São Paulo.
Piora no quadro geral de Íris Rezende
No último sábado, dia 6, Iris sofreu uma piora no quadro geral de saúde. Boatos sobre sua morte foram espalhados nas redes sociais e desmentidos pela ex-deputada federal Iris de Araújo, esposa de Iris. O governador Ronaldo Caiado, que participava do velório da cantora e compositora Marília Mendonça, no Ginásio de Esportes Goiânia Arena, foi para São Paulo e visitou Iris.
O ex-prefeito e ex-governador luta contra uma bactéria que ataca os pulmões. A insuficiência respiratória fez com que ele fosse novamente intubado no sábado. Segundo boletim emitido pelo Vila Nova Star no sábado, Iris é submetido a “tratamento de complicações clínicas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, ocorrido em 6 de agosto deste ano. Hoje, devido a um quadro de pneumonia, foi realizada intubação orotraqueal para suporte ventilatório invasivo”.
No boletim, assinado pelos médicos Pedro Loretti, diretor geral do Hospital Vila Nova Star; António Antonietto, diretor médico, e Paulo Hoff, diretor clinico do Hospital, além da cardiologista intensivista Ludhmilla Hajjar, Iris está estável, sem complicações cardiovasculares nem neurológicas.