Iris Rezende e governador em exercício, José Vitti, se encontram no Paço

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), recebeu nesta terça-feira (12), o governador em exercício de Goiás, José Vitti (PSDB), no Paço Municipal. Na ocasião, os gestores discutiram questões ligadas ao desenvolvimento da capital, projetos em apreciação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), como o ICMS de Gestão, que pretende redistribuir o tributo de acordo com a economia dos municípios, e a retomada das obras da nova sede da Alego.

Durante a reunião, o prefeito se prontificou em atender a revindicação de José Vitti e construir uma via paralela à nova sede do Poder Legislativo goiano e agradeceu a visita da comitiva do Governo Estadual. “A visita representa o respeito à população goianiense. Sobre a reivindicação, a gestão municipal vai atender imediatamente ao pedido do deputado e governador em exercício”, disse.

Em seguida, o prefeito manifestou preocupação com relação a projetos em andamento na Assembleia que têm ligação direta com a Capital. “Inúmeros projetos precisam ser estudados com profundidade. Goiânia não é uma cidade comum, é o município que abriga todos os órgãos federais e que tem a sua responsabilidade estadual sobre inúmeras questões, como a saúde pública, por exemplo. Todas essas demandas sobrecarregam a Prefeitura Goiânia. Diante dessas questões, solicitei que os deputados tenham uma atenção especial com a Capital”, salientou o peemedebista.

O prefeito comentou ainda sobre os esforços que a atual gestão tem realizado para garantir a saúde financeira do município. “Apesar dos inúmeros esforços, a arrecadação tem caído gradativamente. Todos sabem que assumimos a prefeitura com uma situação financeiramente complexa, com débitos superiores a R$ 600 milhões com prestações de serviços e obrigações imediatas. Temos cortado as despesas e economizando para evitar uma catástrofe financeira. É um momento de preocupação e responsabilidade de todos aqueles que têm o comando da coisa pública em mãos”, pontuou.

Por fim, o deputado José Vitti agradeceu a receptividade e o empenho do prefeito em solucionar as demandas apresentadas. “Fizemos questão de visitar Iris Rezende tendo em vista o quanto ele significa administrativamente falando em relação a Goiânia. Trouxemos demandas e o prefeito se prontificou a nos auxiliar de todas as maneiras. Além disso, é importante ressaltar que entendemos as preocupações do prefeito e que a nossa intenção é não prejudicar os municípios”, afirmou.

Participaram da reunião os deputados estaduais Bruno Peixoto, Lívio Luciano, Helio de Sousa e os secretários municipais de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, Agenor Mariano, de Finanças, Oséias Pacheco, de Educação e Esporte, Marcelo Costa, de Governo, Samuel Almeida, de Administração, Rodrigo Melo, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Macxwell Novais Ferreira, e o de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Fernando Santana.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp