Iris Rezende se reúne com deputados goianos no Paço Municipal

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), recebeu deputados federais e estaduais na manhã de hoje (20) em audiência no Paço Municipal. A comitiva foi formada pelo deputado federal Daniel Vilela (PMDB) e pelos deputados estaduais peemedebistas Bruno Peixoto, José Nelto, Lívio Luciano e Wagner Siqueira. No encontro, que também contou com a participação da primeira-dama Dona Íris de Araújo (PMDB), foram debatidos estratégias e projetos em prol do desenvolvimento da Capital.

Iris Rezende disse esse é o momento da união de forças. “Neste período tão difícil que passa a administração municipal, todo apoio é importante”, salientou o prefeito, afirmando, em seguida, que a situação financeira da Prefeitura de Goiânia é delicada. “É de conhecimento de todos que encontramos a folha de pagamento dos servidores da Saúde atrasada, além de uma dívida de mais de R$ 600 milhões”. Aos parlamentares, Iris ainda lembrou que o trabalho tem sido intenso para regularizar as contas públicas e realizar ações que impactam diretamente o cidadão. “Assim que passar o período chuvoso vamos realizar os mutirões e prosseguir com as benfeitorias aos goianienses”, disse.

Para o deputado estadual José Nelto, o encontro foi bastante produtivo. Segundo ele, o encontro teve como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. “Viemos aqui trazer o apoio integral para as ações de Iris Rezende à frente da Prefeitura de Goiânia”, disse o parlamentar, acrescentando não ter dúvidas da eficiência do trabalho que está sendo realizado pelo chefe do Executivo Municipal.

Além de ações propositivas para a Capital, estratégias para obtenção de recursos e parcerias com o Governo Federal, projetos que tramitam na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), sobretudo os que impactam as administrações da Região Metropolitana de Goiânia, também foram abordados pelos parlamentares. Especificamente o que trata do Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Nelto disse que o projeto precisa ser debatido com a sociedade. “Esse projeto atende a legislação federal, mas precisa ser melhor debatido, tendo em vista que tira direitos de prefeitos e vereadores”, concluiu.

Lembrando que diversas obras em Goiânia não tiveram continuidade por conta da contrapartida municipal, o deputado federal Daniel Vilela referendou a necessidade do apoio do Governo Federal à Prefeitura de Goiânia. “Nos colocamos à disposição do prefeito Iris em todos os sentidos. A bancada estadual, por exemplo, no que compete a ela, e nós, da Câmara Federal, podemos auxiliar a administração junto à Presidência da República. Além disso, é importante lembrarmos que o próprio prefeito tem total abertura com o presidente Michel Temer. Diante de todo esse cenário encontrado na administração municipal da Capital, precisamos tomar conhecimento de forma macro da real situação, para, então, buscarmos apoios específicos”, frisou Daniel.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp