Irmã Dulce pode ganhar feriado no Brasil

Na última quarta-feira (18) a Comissão de Educação do senado aprovou um projeto de lei que cria o feriado de “Santa Dulce dos Pobres”, em homenagem a irmã Dulce.

O projeto é do senador Ângelo Coronel (PSD-BA) e segue para análise na Câmara dos Deputados. Se aprovado o projeto irá precisar da sanção do presidente, para entrar em vigor.

A data escolhida para a comemoração do novo feriado foi o  dia 13 de março, dia da morte de Irmã Dulce, que faleceu em 1992 em Salvador. Segundo o relator do projeto, o senador Flávio Arns (Podemos-PR), a data já é tradicionalmente voltada a irmã Dulce na Bahia. Com lembranças do seu trabalho a favor dos mais necessitados.

Quem foi Irmã Dulce?

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nasceu em maio de 1914, em Salvador (BA). Desde criança, irmã Dulce já demonstrava a vontade de querer seguir a vida religiosa. Em sua adolescência começou a ajudar pessoas em situação de rua e doentes.

Em fevereiro de 1933, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, Sergipe. No mesmo ano fez seus votos e se tornou freira. A escolha do nome “Irmã Dulce” foi para homenagear a mãe, que se chamava Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes.

Irmã Dulce foi professora e associou-se para ajudar pessoas mais pobres. Entre seus feitos, está a criação de um colégio e de um abrigo para doentes, que futuramente se tornou no Hospital Santo Antônio. Em 1988 foi indicada ao prémio Nobel da Paz, mas não ficou com o título.

Canonização

Para ser canonizada pela Igreja Católica, dois milagres foram reconhecidos e atribuídos a irmã Dulce, que se tornou a primeira santa brasileira, em outubro de 2019, recebendo o nome de “Santa Dulce dos Pobres”.

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Inscrições abertas para Passe Livre Estudantil em Goiás; conheça os prazos e requisitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), inicia nesta quinta-feira, 26, o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes da região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Este programa, integrante do Goiás Social, permite o deslocamento gratuito para os estudantes com cadastro regular, oferecendo até 48 viagens por mês.

O PLE foi criado para reduzir a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos. O benefício é essencial para facilitar o acesso à educação, promovendo a regularidade escolar e melhorando a qualidade de vida dos estudantes.

Como realizar o cadastro

Para dar início ao processo de cadastro ou recadastro, é necessário acessar o site www.juventude.go.gov.br. Os estudantes devem preencher o formulário e anexar os documentos solicitados, incluindo RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em ensino regular e foto 3×4. Após a solicitação ser analisada e aprovada, o cartão do novo beneficiário estará disponível para entrega no Vapt Vupt escolhido pelo usuário, em até 10 dias a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deverá ser agendada pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

A cobertura de atendimento abrange várias cidades, incluindo Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Cadastro Presencial em Anápolis

Para estudantes de Anápolis, o cadastro deverá ser realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, na rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário levar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de sete dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão aceitos pelo sistema até o dia 4 de abril de 2025. No caso de alguma irregularidade ou pendência documental, o beneficiário terá até o dia 5 de maio de 2025 para apresentar os documentos solicitados.

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