Última atualização 03/11/2021 | 17:19
Os Irmãos Credo, naturais da cidade de Trindade, venceram a votação popular Concurso Arte na Rua. Com isso, ganharam a oportunidade de pintar a empena, ou lateral de um prédio, em São Paulo. Tendo ficado na primeira posição em meio a um total de 712 artistas, Jesus e Izzy Credo representarão o estado de Goiás na capital paulista. O Diário do Estado entrou em contato com o irmão mais velho, que forneceu mais informações sobre o projeto e contou um pouco da sua história.
O início e o conceito dos Irmãos Credo
Os Irmãos Credo começaram sua trajetória artística há cerca de quatro anos. O primeiro mural da dupla foi para um amigo, depois de Jesus ter sido demitido de uma agência de propaganda. Ele e Izzy compraram tintas com o último salário que Jesus tinha. Segundo o próprio, ambos cobraram barato para conseguirem pagar o aluguel na época, embora a situação seja diferente hoje.
“Atualmente, a gente consegue viver da arte, mas precisamos trabalhar em outros lugares. Eu e a Izzy temos dois clientes que atendemos em casa, e conseguimos nos manter para investir nos Irmãos Credo em projetos maiores”, disse Jesus.
Jesus Credo possui 38 anos, enquanto Izzy tem 22. De acordo com o irmão mais velho, essa distância de idade é na verdade um fator positivo na criação artística deles. “A nossa diferença de idade, o choque de gerações, contribui para o nosso trabalho. O nosso discurso é essa batalha do sagrado e do profano, tem essa dicotomia de como o religioso é visto na periferia, na roça, entre os povos com muita superstição e apego à cultura tradicional”, afirmou.
Com o passar dos anos, os Irmãos Credo foram crescendo cada vez mais. Eles fizeram parte do Festival Mov em parceria com a Redley, no Rio de Janeiro. Nessa altura, Jesus e Izzy estavam morando em Pirenópolis e fizeram uma animação com outros artistas, a qual foi projetada na orla de Ipanema, no Humaitá e em Duque de Caxias.
“A gente pensa que todo mundo conhece Pirenópolis, mas a maioria não conhece. De uma forma ou outra, acabamos sendo polinizadores da cultura regional”, analisou Jesus Credo.
Concurso Arte na Rua
Quando ficaram sabendo que estavam entre os finalistas do Concurso Arte na Rua, realizado com o apoio do Governo de São Paulo, os Irmãos Credo logo iniciaram uma mobilização entre amigos e páginas nas redes sociais. A sensação de vencer a votação popular pegou a dupla desprevenida. “A gente ficou muito feliz e surpreso. Antes da votação popular, teve uma peneira e nunca achamos que fôssemos passar para ficar entre os dez. A gente vai tentando mostrar um pouco de Trindade, Pirenópolis, e tentamos permanecer nesse discurso. É um passo muito grande, importante para a carreira”, comentou Jesus.
Os Irmãos Credo ainda não sabem exatamente sobre o que será a arte em uma empena de São Paulo. Isso tudo dependerá das informações específicas do local. “Pensamos em fazer alguma homenagem ao Tião Carvalho. Ele é do Maranhão, e queríamos fazer uma mistura do boi do Maranhão com o de Pirenópolis, mas ainda não sabemos em qual prédio vamos fazer, quais as medidas. Vamos deixar para decidir mesmo depois dessas informações”, revelou. Além de tal conquista, Jesus e Izzy Credo estarão na próxima São Paulo Fashion Week.