Irmãos Credo, de Trindade, vão pintar lateral de prédio em São Paulo

Irmãos Credo vencem concurso popular de arte

Os Irmãos Credo, naturais da cidade de Trindade, venceram a votação popular Concurso Arte na Rua. Com isso, ganharam a oportunidade de pintar a empena, ou lateral de um prédio, em São Paulo. Tendo ficado na primeira posição em meio a um total de 712 artistas, Jesus e Izzy Credo representarão o estado de Goiás na capital paulista. O Diário do Estado entrou em contato com o irmão mais velho, que forneceu mais informações sobre o projeto e contou um pouco da sua história.

O início e o conceito dos Irmãos Credo

Os Irmãos Credo começaram sua trajetória artística há cerca de quatro anos. O primeiro mural da dupla foi para um amigo, depois de Jesus ter sido demitido de uma agência de propaganda. Ele e Izzy compraram tintas com o último salário que Jesus tinha. Segundo o próprio, ambos cobraram barato para conseguirem pagar o aluguel na época, embora a situação seja diferente hoje.

“Atualmente, a gente consegue viver da arte, mas precisamos trabalhar em outros lugares. Eu e a Izzy temos dois clientes que atendemos em casa, e conseguimos nos manter para investir nos Irmãos Credo em projetos maiores”, disse Jesus.

Jesus Credo possui 38 anos, enquanto Izzy tem 22. De acordo com o irmão mais velho, essa distância de idade é na verdade um fator positivo na criação artística deles. “A nossa diferença de idade, o choque de gerações, contribui para o nosso trabalho. O nosso discurso é essa batalha do sagrado e do profano, tem essa dicotomia de como o religioso é visto na periferia, na roça, entre os povos com muita superstição e apego à cultura tradicional”, afirmou.

Com o passar dos anos, os Irmãos Credo foram crescendo cada vez mais. Eles fizeram parte do Festival Mov em parceria com a Redley, no Rio de Janeiro. Nessa altura, Jesus e Izzy estavam morando em Pirenópolis e fizeram uma animação com outros artistas, a qual foi projetada na orla de Ipanema, no Humaitá e em Duque de Caxias.

“A gente pensa que todo mundo conhece Pirenópolis, mas a maioria não conhece. De uma forma ou outra, acabamos sendo polinizadores da cultura regional”, analisou Jesus Credo.

Arte dos Irmãos Credo
Pintura dos Irmãos Credo / Foto: Thiago Barbosa

Concurso Arte na Rua

Quando ficaram sabendo que estavam entre os finalistas do Concurso Arte na Rua, realizado com o apoio do Governo de São Paulo, os Irmãos Credo logo iniciaram uma mobilização entre amigos e páginas nas redes sociais. A sensação de vencer a votação popular pegou a dupla desprevenida. “A gente ficou muito feliz e surpreso. Antes da votação popular, teve uma peneira e nunca achamos que fôssemos passar para ficar entre os dez. A gente vai tentando mostrar um pouco de Trindade, Pirenópolis, e tentamos permanecer nesse discurso. É um passo muito grande, importante para a carreira”, comentou Jesus.

Os Irmãos Credo ainda não sabem exatamente sobre o que será a arte em uma empena de São Paulo. Isso tudo dependerá das informações específicas do local. “Pensamos em fazer alguma homenagem ao Tião Carvalho. Ele é do Maranhão, e queríamos fazer uma mistura do boi do Maranhão com o de Pirenópolis, mas ainda não sabemos em qual prédio vamos fazer, quais as medidas. Vamos deixar para decidir mesmo depois dessas informações”, revelou. Além de tal conquista, Jesus e Izzy Credo estarão na próxima São Paulo Fashion Week.

Exposição dos Irmãos Credo no RJ
Prédio no Rio de Janeiro / Foto: Divulgação

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” chega ao Brasil em 2025

A peça teatral “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, continuação oficial da saga criada por J.K. Rowling, será apresentada no Brasil no próximo ano, segundo informações divulgadas pela Folha. O anúncio oficial da montagem brasileira está previsto para esta segunda-feira, 16.

Desde sua estreia em 2016, no West End, em Londres, a produção já passou por diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Tóquio e Hamburgo. Atualmente, está em cartaz na Broadway e em turnê nos Estados Unidos, com apresentações previstas em Los Angeles, Chicago e Washington.

A trama, ambientada quase 20 anos após os eventos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, acompanha os filhos de Harry Potter e Draco Malfoy, Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy. Juntos, os jovens utilizam viagens no tempo para tentar reverter eventos do passado, mas acabam causando rupturas temporais que levam à ressurreição de Voldemort e alteram a existência de seus familiares.

O roteiro da peça foi criado por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. Apesar de nunca ter sido adaptada para o cinema, sua história foi publicada em formato de livro pela editora Rocco, permitindo que fãs de todo o mundo conhecessem os desdobramentos da saga.

“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é a peça não musical de maior bilheteria da história da Broadway, acumulando mais de US$ 330 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). Além disso, conquistou prêmios como o Olivier Awards e o Tony Awards, sendo consagrada em ambas as premiações como a melhor peça teatral.

Apesar de críticas por incoerências narrativas em relação aos livros originais, a obra continua a ser um marco no universo de Harry Potter, atraindo multidões e consolidando-se como um sucesso global.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp