Press "Enter" to skip to content

Irmãos Credo, de Trindade, vão pintar lateral de prédio em São Paulo

Última atualização 03/11/2021 | 17:19

Os Irmãos Credo, naturais da cidade de Trindade, venceram a votação popular Concurso Arte na Rua. Com isso, ganharam a oportunidade de pintar a empena, ou lateral de um prédio, em São Paulo. Tendo ficado na primeira posição em meio a um total de 712 artistas, Jesus e Izzy Credo representarão o estado de Goiás na capital paulista. O Diário do Estado entrou em contato com o irmão mais velho, que forneceu mais informações sobre o projeto e contou um pouco da sua história.

O início e o conceito dos Irmãos Credo

Os Irmãos Credo começaram sua trajetória artística há cerca de quatro anos. O primeiro mural da dupla foi para um amigo, depois de Jesus ter sido demitido de uma agência de propaganda. Ele e Izzy compraram tintas com o último salário que Jesus tinha. Segundo o próprio, ambos cobraram barato para conseguirem pagar o aluguel na época, embora a situação seja diferente hoje.

“Atualmente, a gente consegue viver da arte, mas precisamos trabalhar em outros lugares. Eu e a Izzy temos dois clientes que atendemos em casa, e conseguimos nos manter para investir nos Irmãos Credo em projetos maiores”, disse Jesus.

Jesus Credo possui 38 anos, enquanto Izzy tem 22. De acordo com o irmão mais velho, essa distância de idade é na verdade um fator positivo na criação artística deles. “A nossa diferença de idade, o choque de gerações, contribui para o nosso trabalho. O nosso discurso é essa batalha do sagrado e do profano, tem essa dicotomia de como o religioso é visto na periferia, na roça, entre os povos com muita superstição e apego à cultura tradicional”, afirmou.

Com o passar dos anos, os Irmãos Credo foram crescendo cada vez mais. Eles fizeram parte do Festival Mov em parceria com a Redley, no Rio de Janeiro. Nessa altura, Jesus e Izzy estavam morando em Pirenópolis e fizeram uma animação com outros artistas, a qual foi projetada na orla de Ipanema, no Humaitá e em Duque de Caxias.

“A gente pensa que todo mundo conhece Pirenópolis, mas a maioria não conhece. De uma forma ou outra, acabamos sendo polinizadores da cultura regional”, analisou Jesus Credo.

Arte dos Irmãos Credo
Pintura dos Irmãos Credo / Foto: Thiago Barbosa

Concurso Arte na Rua

Quando ficaram sabendo que estavam entre os finalistas do Concurso Arte na Rua, realizado com o apoio do Governo de São Paulo, os Irmãos Credo logo iniciaram uma mobilização entre amigos e páginas nas redes sociais. A sensação de vencer a votação popular pegou a dupla desprevenida. “A gente ficou muito feliz e surpreso. Antes da votação popular, teve uma peneira e nunca achamos que fôssemos passar para ficar entre os dez. A gente vai tentando mostrar um pouco de Trindade, Pirenópolis, e tentamos permanecer nesse discurso. É um passo muito grande, importante para a carreira”, comentou Jesus.

Os Irmãos Credo ainda não sabem exatamente sobre o que será a arte em uma empena de São Paulo. Isso tudo dependerá das informações específicas do local. “Pensamos em fazer alguma homenagem ao Tião Carvalho. Ele é do Maranhão, e queríamos fazer uma mistura do boi do Maranhão com o de Pirenópolis, mas ainda não sabemos em qual prédio vamos fazer, quais as medidas. Vamos deixar para decidir mesmo depois dessas informações”, revelou. Além de tal conquista, Jesus e Izzy Credo estarão na próxima São Paulo Fashion Week.

Exposição dos Irmãos Credo no RJ
Prédio no Rio de Janeiro / Foto: Divulgação