Israel anuncia “pausa tática” em Gaza após civis morrerem de desnutrição

menino-palestino-com-saco-de-farinha-em-al-mawasi-na-faixa-de-gaza-1753612812572_v2_750x1.jpg

O Exército de Israel anunciou neste domingo, 27, uma “pausa tática” nos ataques contra Faixa de Gaza para permitir a entrada de ajuda humanitária terrestre. Intervalo está em vigor e vai das 10h às 20h no horário local (4h às 14h no horário de Brasília).

Pausa ocorre após 133 pessoas morrerem devido a fome. Entre este sábado, 26, e domingo, 27, morreram de fome. Além disso, médicos que atendiam afetados pelos ataques israelenses desmaiaram devido ao tempo sem comida.

Segundo o Exército Israelense, três áreas diferentes do enclave têm ataques paralisados para receber os alimentos. Os caminhões vão passar por Deir al-Balah, no centro; al-Mawasi, no sul, e pela Cidade de Gaza, no norte.

Informações da agência de notícias AFP apontam que os veículos carregados com sacos brancos entraram pela passagem de Karem Shalom, perto da fronteira com o Egito, e serão inspecionados antes de seguirem viagem até Rafah. Eles têm bandeiras do Crescente Vermelho egípcio e dos Emirados Árabes Unidos.

Mortes por fome

Neste final de semana, cerca de 11 pessoas morreram por desnutrição severa. Além disso, cem mil crianças com menos de dois anos correm risco de morrer nos próximos dias se a ajuda humanitária não entrar no país, devido a falta de leite e de suplementos nutricionais. Entre as crianças estão 40 mil bebês com meses de vida.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp