Israel detém dirigente do Hezbollah e realiza ataques no Líbano

Israel confirmou na sexta-feira, 4 de outubro, ter detido um “agente de alto nível” do grupo terrorista Hezbollah no Líbano.
 
O Exército israelense anunciou que um ataque em Beirute resultou na morte de Mohammed Rashid Skafi, chefe da divisão de comunicações do Hezbollah. Skafi era descrito como “um terrorista sênior do Hezbollah” e era responsável pela unidade de comunicações desde 2000. Ele era “estreitamente afiliado” a oficiais de alto escalão do grupo.
 
Os bombardeios israelenses no sul de Beirute destruíram cinco prédios e provocaram a proibição de acesso ao local pelo Hezbollah. O grupo acusou Israel de ter alvejado equipes da defesa civil que estavam retirando escombros e tentando recuperar feridos, matando um deles.
 
O ataque ocorreu perto da fronteira Líbano-Síria, fechando a rodovia na Travessia de Fronteira de Masnaa, uma rota crucial para pessoas que fogem da guerra no Líbano e cruzam para a Síria. Israel havia alertado anteriormente que o Hezbollah estava tentando transportar equipamento militar através dessa travessia, com a maioria das armas do grupo vindo do Irã por meio da Síria.
 
A região tem visto uma escalada de violência, com Israel lançando uma incursão terrestre no Líbano e enfrentando militantes do Hezbollah em uma faixa estreita ao longo da fronteira. Vários ataques anteriores resultaram na morte de líderes chave do grupo, incluindo o líder histórico Hassan Nasrallah, que comandava o Hezbollah desde os anos 1980.
 
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, visitou Beirute para discutir a guerra entre Israel e o Hezbollah com oficiais libaneses. O Irã, principal apoiador do Hezbollah, enviou armas e bilhões de dólares ao grupo ao longo dos anos. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, elogiou recentes ataques de mísseis do país a Israel e afirmou que o Irã está preparado para realizar mais ataques se necessário.
 
O conflito tem um impacto humanitário significativo, com quase 2.000 pessoas mortas no Líbano desde outubro de 2023, incluindo pelo menos 1.110 desde 23 de setembro. O governo libanês estima que cerca de 1,2 milhão de pessoas foram deslocadas devido aos constantes confrontos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos