Israel monta tática para inundar túneis de Gaza com água do mar, diz Wall Street Journal

Israel monta tática para inundar túneis de Gaza com água do mar, diz Wall Street Journal

O Governo de Israel montou um sistema com grandes bombas com intuito de inundar a rede de túneis do grupo terrorista Hamas sob a Faixa de Gaza com a água do mar, informou o Wall Street Journal. A medida seria uma tática para destruir os túneis e expulsar combatentes do refúgio subterrâneo e ameaçar o abastecimento de água na região. 

A Forças de Defesa de Israel teriam finalizado a montagem de cerca de um quilômetro e meio ao norte do campo de refugiados de Al-Shati, com isso seria possível mover milhares de metros cúbicos de água por hora, o que inundaria os túneis em poucas semanas. 

Entretanto, não há informações se as Forças de Defesa de Israel teria intenção de usar essa tática antes de todos os reféns fossem libertados. Em contrapartida, o Hamas já havia informado que escondeu prisioneiros em túneis. 

Segundo Wall Street Journal, um oficial do exército israelense se recusou a comentar sobre a tática, mas afirmou que o exército está operando para desmantelar as capacidades terroristas do Hamas de várias maneiras.

Israel X Hamas 

Após ataques do Hamas a Israel seguidos de represálias das forças israelenses, o conflito iniciado em 7 de outubro já soma mais de 17 mil mortos, sendo 15,9 mil palestinos e 1,2 mil israelenses. Também em razão do conflito, a Organização das Nações Unidas divulgou que cerca de 1,8 milhão de pessoas, equivalente a 80% da população palestina, estão deslocados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos