Press "Enter" to skip to content

Israel monta tática para inundar túneis de Gaza com água do mar, diz Wall Street Journal

Última atualização 05/12/2023 | 17:17

O Governo de Israel montou um sistema com grandes bombas com intuito de inundar a rede de túneis do grupo terrorista Hamas sob a Faixa de Gaza com a água do mar, informou o Wall Street Journal. A medida seria uma tática para destruir os túneis e expulsar combatentes do refúgio subterrâneo e ameaçar o abastecimento de água na região. 

A Forças de Defesa de Israel teriam finalizado a montagem de cerca de um quilômetro e meio ao norte do campo de refugiados de Al-Shati, com isso seria possível mover milhares de metros cúbicos de água por hora, o que inundaria os túneis em poucas semanas. 

Entretanto, não há informações se as Forças de Defesa de Israel teria intenção de usar essa tática antes de todos os reféns fossem libertados. Em contrapartida, o Hamas já havia informado que escondeu prisioneiros em túneis. 

Segundo Wall Street Journal, um oficial do exército israelense se recusou a comentar sobre a tática, mas afirmou que o exército está operando para desmantelar as capacidades terroristas do Hamas de várias maneiras.

Israel X Hamas 

Após ataques do Hamas a Israel seguidos de represálias das forças israelenses, o conflito iniciado em 7 de outubro já soma mais de 17 mil mortos, sendo 15,9 mil palestinos e 1,2 mil israelenses. Também em razão do conflito, a Organização das Nações Unidas divulgou que cerca de 1,8 milhão de pessoas, equivalente a 80% da população palestina, estão deslocados.