Itália pede ajuda da comunidade internacional para enfrentar crise migratória

O número de migrantes que entram ilegalmente na Itália pelo Mar Mediterrâneo explodiu desde o início do ano. Diante da situação, o governo italiano pede, mais uma vez, a ajuda da comunidade internacional. A informação é da Radio France Internationale (RFI).

Segundo a Organização internacional para as migrações (OIM), houve alta de 30% no número de clandestinos que entram na Itália pelo Mar Mediterrâneo, partindo da Líbia. A estatística foi confirmada pelos governos de Roma e Trípoli.

Em discurso no Senado, o ministro italiano do Interior, Marco Minniti, pediu novamente ajuda à comunidade internacional para interromper o fluxo migratório procedente da Libia. O representante de Roma estima que seu país, mas também o governo líbio, são vítimas de um sistema de tráfico de pessoas.

Segundo a OIM, desde o início de janeiro 232 pessoas morreram tentando fazer a travessia entre os dois países. Na noite de terça (21) para quarta-feira (22), 630 pessoas foram salvas no Mediterrâneo quando tentavam desembarcar na Itália.

As autoridades líbias afirmam que as estatísticas da OIM são inferiores aos números reais. Trípoli informa que, desde o início de fevereiro, as forças do pais já salvaram, apesar de seus poucos recursos, cerca de 1.200 pessoas no mar.

a Líbia e a Itália assinaram, em janeiro deste ano, um acordo de cooperação para lutar contra a imigração clandestina. As autoridades europeias também já se manifestaram sobre a necessidade de fechar a rota migratória que se criou entre os dois países.

Fonte: Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vice-governador e prefeito de Jataí inauguram duplicação de via que homenageia Maguito Vilela

Vice-governador e prefeito de Jataí inauguram duplicação de via que homenageia Maguito Vilela

O vice-governador Daniel Vilela e o prefeito Humberto Machado entregaram à população de Jataí, na noite desta quarta-feira (19/6), a duplicação do trecho urbano de 5,1 quilômetros que liga a cidade à BR-060. A nova via levou o nome do ex-governador, ex-senador e ex-prefeito Maguito Vilela, pai de Daniel – ambos, vale destacar, são naturais daquele município. O nome do homenageado foi aprovado por unanimidade pelos dez vereadores.

A obra, orçada em R$ 11 milhões, foi custeada com recursos do Tesouro Municipal. A avenida recebeu novo paisagismo e conta agora com canteiro central de três metros de largura. É totalmente iluminada com lâmpadas de LED, e tem cabeamento subterrâneo. “Os jataienses têm um novo cartão-postal. Além de embelezar Jataí, a duplicação permite que os motoristas trafeguem com mais segurança. Quem chegar aqui vai ter a impressão de uma cidade pujante e em franco desenvolvimento”, disse Daniel.

A solenidade de inauguração, realizada próximo ao mirante com a réplica da imagem de Cristo Redentor e ao Lago JK, contou com a presença de centenas de moradores, de amigos e de familiares de Maguito, como seu sobrinho, o ex-deputado federal Leandro Vilela. Os discursos foram pautados pela emoção e pela recordação de histórias de bastidores envolvendo o ex-governador. Além disso, o prefeito antecipou ao público que o futuro Aeroporto Regional da cidade também receberá o nome do ex-governador, “o filho mais ilustre desta terra”.

Ao falar sobre o homenageado, Daniel afirmou que “sem falsa modéstia, ele foi um homem predestinado por Deus”. O vice-governador confidenciou que apesar da tristeza que o acometeu no dia 14 de janeiro de 2021, data em que Maguito foi enterrado em Jataí – ele morreu no dia anterior -, havia a compreensão, pelo que viu no velório e nas manifestações que recebeu, que “o povo goiano o reconheceu como alguém que cumpriu muito bem sua missão na Terra”.

“Ele tinha muito orgulho de ser jataiense. Fez tudo que estava ao seu alcance para que a cidade pudesse crescer e se desenvolver”, ressaltou. “Agradeço, em nome de toda a nossa família, pelo respeito e por tamanha deferência com meu pai. Estamos todos emocionados e felizes”, sublinhou o vice-governador.

Já Humberto Machado resgatou a biografia de Maguito, que além dos cargos públicos já mencionados, também foi vereador, deputado estadual, vice-governador, deputado federal e vice-presidente do Banco do Brasil. A fim de ilustrar o quanto os dois mandatos dele como prefeito de Aparecida de Goiânia tiveram êxitos, Humberto também deu ênfase ao fato de que em 2020, o pai de Daniel foi eleito prefeito da capital “sem fazer campanha”, pois estava internado em São Paulo para tratar de complicações da Covid-19.

O prefeito ainda enumerou feitos de Maguito que beneficiaram diretamente o município, como a construção do Ginásio “Vilelão” e de rodovias que ligam a cidade à Aporé e à Barra do Garças, entre outras; a doação da área para a edificação da Universidade Federal de Jataí (UFJ); a viabilização de 130 quilômetros de esgoto sanitário; e a articulação junto ao Governo Federal para duplicação da BR-060, entre Jataí e Goiânia, citada por Humberto como a “maior obra rodoviária do Sudoeste goiano”. “Maguito também foi o primeiro filho desta cidade a ser eleito deputado federal”, encerrou.

Legenda: Acompanhado pelo prefeito de Jataí, Humberto Machado, vice-governador Daniel Vilela inaugura duplicação de avenida que leva o nome do pai, o ex-governador Maguito Vilela

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp