Press "Enter" to skip to content

Italianos consideram revogar cidadania honorária de Jair Bolsonaro

Última atualização 12/01/2023 | 10:45

Depois dos ataques terroristas do último final de semana, em Brasília, cujos participantes foram bolsonaristas que pediam intervenção militar, parlamentares italianos estão pressionando uma prefeita do país. Isso porque ela concedeu cidadania honorária ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Diversos partidos manifestaram a proposta de que a política revogue tal honraria.

A cidadania honorária de Bolsonaro

Em novembro de 2021, Bolsonaro viajou à Itália e recebeu homenagens da prefeita da comuna de Anguillara Veneta, na região do Vêneto, província de Pádua. Alessandra Buono, com ligações junto à extrema-direita do país europeu, concedeu a cidadania honorária ao ex-presidente do Brasil por conta dos seus laços familiares. Seu bisavô, Vittorio Bolzonaro, era italiano.

Fontes próximas a Bolsonaro indicam que o ex-presidente derrotado nas últimas eleições considerava a ideia de morar na Itália após perder o cargo de presidente do Brasil. Contudo, se depender de alguns parlamentares do país europeu, a situação pode ficar mais difícil.

“Após a tentativa de golpe no Brasil por partidários do ex-presidente, só podemos confirmar o absurdo desse reconhecimento que pedimos para ser revogado com urgência”, declararam Vanessa Camani e Andrea Zanoni, do Partido Democrático, ao jornal Podova Oggi.

“Quero informar que os filhos de Bolsonaro, Eduardo e Flavio, solicitaram a cidadania italiana e parece que Jair Bolsonaro também. Espero que o governo italiano informe o parlamento e rejeite o pedido de cidadania da família Bolsonaro. A Itália não pode apoiar aqueles que são contra a democracia”, disse o deputado Angelo Bonelli, líder do Partido Verde.

O Movimento Cinco Estrelas e a Refundação Comunista também estão entre os partidos que pedem a revogação da cidadania honorária de Bolsonaro. Alessandra Buono, a prefeita de Anguillara Veneta, até o momento não se manifestou a respeito do assunto.