Itamaraty confirma desaparecimento de brasileiro de 59 anos em Israel

O Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty confirmou, nesta segunda-feira, 23, o desaparecimento do brasileiro Michel Nisenbaum, de 59 anos, em Israel. A notícia foi comunicada pela Interpol ao Itamaraty no último domingo.

Até o momento, não há informações detalhadas sobre a data do último contato de Michel Nisenbaum nem o local exato onde ele se encontrava em Israel durante o ataque realizado pelo grupo terrorista Hamas em 7 de outubro. De acordo com o Itamaraty, Nisenbaum possui dupla cidadania e é o único brasileiro considerado desaparecido no momento.

Até agora, três brasileiros já tiveram suas mortes confirmadas como resultado do ataque do Hamas: Ranani Glazer, Bruna Valeanu e Karla Stelzer. Além disso, três israelenses com ascendência brasileira também perderam a vida: Gabriel Yishay Barel, Celeste Fishbein e um terceiro indivíduo não identificado.

Nesta segunda-feira, o oitavo voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel aterrissou no Rio de Janeiro, com 209 passageiros e nove animais de estimação. Até o momento, a “Operação Voltando em Paz” já conseguiu repatriar 1.410 brasileiros e 53 pets que estavam em Israel desde 10 de outubro, juntamente com três cidadãs bolivianas.

Além disso, um grupo de pouco menos de 30 brasileiros ainda aguarda evacuação no sul da Faixa de Gaza, próximo à fronteira com o Egito.

Michel Nisenbaum, de 59 anos: não há informações detalhadas sobre a data do último contato, nem o local exato onde ele se encontrava em Israel

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp