Itamaraty faz levantamento de brasileiros na Ucrânia e estuda resgate

Itamaraty faz levantamento de brasileiros na Ucrânia e estuda resgate

O Ministério das Relações Exteriores está coordenando uma operação para realizar a retirada de mais de 100 brasileiros, argentinos e cidadãos de outros países sul-americanos da Ucrânia. Desde a invasão da Rússia, na madrugada desta quinta-feira (24), o espaço aéreo ucraniano está fechado para voos civis.

A embaixada brasileira em Kiev, na capital ucraniana, está preparando uma lista para realizar a operação de resgate, de caráter humanitário. Com os ataques a Ucrânia, a comunidade ucraniana que vive no Brasil está pedindo uma posição mais firme do governo brasileiro sobre os ataques contra o país do leste europeu e a situação dos brasileiros na Ucrânia.

Em comunicado, a embaixada brasileira em Kiev ressaltou que as autoridades ucranianas pediram que a população não saia para evitar grandes engarrafamentos nas saídas da capital ucraniana.

“Os brasileiros que buscarem deixar a cidade nesse momento devem contar com grandes dificuldades. Solicita-se aguardar novas instruções da embaixada”, informou a embaixada.

Na mensagem, a embaixada pediu que os brasileiros que vivem nas regiões na margem esquerda do rio Dnipro, no leste do país, onde se encontram as regiões separatistas, que se dirijam para oeste “por meios próprios ou de modo seguro”.

Segundo a embaixada brasileira, atualmente 500 brasileiros vivem na Ucrânia.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos