Na lista semestral de promoção de diplomatas, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou que, neste semestre, promoverá um número maior de mulheres e negros. De acordo com a CNN, serão 72 diplomatas promovidos, dos quais 24 são mulheres, correspondendo a 33% dos nomes na lista.
Na lista interna de promoção do Itamaraty, constam nomes também de terceiros-secretários promovidos por tempo de merecimento. Entre eles, 12 são negros, sendo metade homens e metade mulheres.
Com essa busca por diversidade no MRE, os números percentuais ficam acima do que há atualmente: 23% mulheres e 5% negros na carreira de diplomata. Entre as promoções da classe mais alta da carreira, que é a de ministro de primeira classe, embaixador, serão oito pessoas promovidas, sendo três mulheres e, entre elas, uma negra.
Promoção de diplomatas
As promoções na carreira de diplomata obedecem aos critérios previstos no Decreto n. 6.559, de 8 de setembro de 2008. De acordo com o artigo n. 5, os referidos critérios são: promoção a Ministro de Primeira Classe, Ministro de Segunda Classe, Conselheiro e Primeiro-Secretário, por merecimento; e promoção a Segundo-Secretário, obedecida a antiguidade na classe e a ordem de classificação no concurso de admissão à carreira de diplomata.
Os terceiros-secretários são promovidos a cada semestre a segundos-secretários e os segundos-secretários são promovidos a cada semestre a primeiros-secretários, observando que o quadro de acesso, em cada semestre, será o equivalente a um quarto do número de cargos da classe a que pertencerem, apurado em 1º de janeiro ou 1º de julho do semestre imediatamente anterior